SUPERAÇÃO

Sem cirurgia ou remédios, padeira perde quase 60 kg em 11 meses

Sem cirurgia ou remédios, padeira perde quase 60 kg em 11 meses

Por amor próprio, Lígia de Freitas driblou a obesidade e deu vida a uma nova mulher

Por amor próprio, Lígia de Freitas driblou a obesidade e deu vida a uma nova mulher

Publicada há 7 anos

 

“Superação é o que define meu emagrecimento, hoje sou outra pessoa”



Por Lívia Caldeira


Há vários anos, a padeira Lígia de Freitas, de 36 anos, lutava contra a obesidade e outros problemas de saúde que vieram junto com os quilinhos a mais. Após sofrer de depressão pós- parto, ela chegou a pesar 180 kg. Foi quando decidiu que começaria a amar a si mesma e daria outra direção para a sua vida. Superar momentos difíceis é digno de elogios a todos que precisam emagrecer com saúde, mas neste caso, não estamos falando de uma pessoa que emagreceu 20 ou 30 quilos, como é bastante comum encontrarmos por ai, mas sim de quase 60 quilos em menos de 1 ano! E mais: sem fazer nenhum tipo de cirurgia ou tomar qualquer medicamento, além das tentações em trabalhar dentro da padaria de um supermercado em meio a doces, pães, bolos, roscas e salgados. Em entrevista ao “Extra.net”, ela conta um pouco sobre a sua história de superação e pretende encorajar outras pessoas a combater as próprias fraquezas e mudar de vida.


O EXTRA: Você sempre esteve acima do peso?

LÍGIA: Sempre fui um pouco “gordinha”. Quando eu era criança, muito frequentemente escutava piadinhas sobre o meu peso, mas nunca me importei. Isso pra mim nunca foi um problema. Mas depois que engravidei, tive depressão pós-parto, o que fez com que eu engordasse mais ainda. Eu acabava descontando tudo na comida. Foi quando cheguei a pesar 180 kg.


O EXTRA: Quando você decidiu que estava na hora de mudar seu estilo de vida?

LÍGIA: Quando, depois de muito tempo, eu subi na balança e me assustei com o número que vi. Eu estava pesando quase 200 quilos. Eu já era considerada como obesa mórbida, não podia continuar do jeito que estava. Nesse mesmo período, fui escolhida por um personal trainer para participar do seu programa de treinamento para emagrecer. Eu entrei de cabeça. Estava decidida a mudar meus hábitos e a dar vida a uma nova Lígia. 


O EXTRA: Como foram os primeiros meses de mudança?

LÍGIA: No começo, não vou mentir, foi muito difícil mesmo. Isso porque eu ainda tive sorte. Estava de férias, então conseguia ficar longe dos doces da padaria onde trabalho. Mas é preciso muita determinação e vontade de atingir seus objetivos. Começar a praticar atividade física todos os dias foi a maior mudança, pois meu corpo não estava acostumado com essa nova rotina de treinos pesados. Eu também sentia muita fome no começo e isso é horrível. No primeiro mês, consegui emagrecer logo de cara 20 quilos. Mas nos meses seguintes, a perda de peso era sempre menor e mais lenta e a rotina de exercícios e alimentação saudável se intensificava.


O EXTRA: Quais foram as maiores dificuldades? Você pensou em algum momento em desistir?

LÍGIA: O fato de eu trabalhar em uma padaria dificultou muito. Eu amo doces, e ver todos os dias várias delícias na minha frente e não poder comer, não foi nada fácil. Apesar que com o tempo o seu organismo vai se acostumando com alimentos mais saudáveis e você sente menos vontade de comer certos alimentos. Em vários momentos eu pensei em desistir, ficava desanimada... Mas sou uma pessoa muito determinada, não queria aceitar a derrota, então nesses momentos eu encontrava força de vontade para continuar.


O EXTRA: O que mudou na sua vida?

LÍGIA: Tudo. Sou outra mulher. Minha saúde melhorou, minha qualidade de vida, minha autoestima... Me olhar no espelho agora é uma satisfação, me sinto bonita, bem comigo mesma. Eu me olho e penso: “Eu venci, me superei!”.


O EXTRA: O que você diria para outras pessoas que pretendem perder peso?

LÍGIA: O primeiro conselho é que você mude a sua mente ou não irá conseguir emagrecer. Conheço várias pessoas que fizeram a cirurgia bariátrica ou tomaram remédios e, após algum tempo, voltaram a engordar. Isso é muito comum e acontece porque essas pessoas não mudam realmente os próprios hábitos.  A dieta tem que ser de segunda a segunda, não existe milagre. E olha, no começo é muito difícil, mas quando os resultados começam a aparecer, a satisfação é com certeza maior que os sacrifícios.


Ela quer se desfazer de todas as roupas que usava há 1 ano e que agora já não servem mais 


Há 1 ano, alimentação saudável e exercícios físicos fazem pare da rotina de Lígia




últimas