CARDOSO

Macaco é encontrado morto em mata e suspeita é de envenenamento

Macaco é encontrado morto em mata e suspeita é de envenenamento

Junto ao macaco morto havia um filhote, que foi resgatado com vida

Junto ao macaco morto havia um filhote, que foi resgatado com vida

Publicada há 8 anos

Da Redação 


Um macaco bugio foi encontrado morto em uma mata próxima ao rio Grande, em Cardoso, município localizado a 70 quilômetros de Fernandópolis. Segundo a Polícia Ambiental, um vidro de veneno foi deixado perto do animal, e por isso suspeita-se de que ele tenha sido envenenado. O animal foi encontrado morto na sexta-feira (03). Agentes de Saúde acreditam que animais estão sendo mortos por causa do medo da febre amarela. 


De acordo com a Polícia Ambiental, esse animal morto era uma fêmea. A suspeita é de envenenamento, já que o vidro de veneno foi encontrado ao lado de uma porção de comida do animal. Amostras do macaco morto foram colhidas para exames. Junto ao corpo do macaco bugio havia um filhote que tem apenas alguns dias de vida. Ele foi resgatado e levado para uma clínica veterinária em Votuporanga na sexta-feira (03) e nesta segunda-feira (06) foi levado para o hospital veterinário de São José do Rio Preto. “A suspeita da mãe é ter sido morta. 


Os macacos pregos e bugios estão em extinção, nesse caso foi encontrado um pote de veneno com comida ao lado do corpo da mãe. Não há uma denúncia em si, ninguém viu, mas foi achado o pote de veneno”, afirma a veterinária Fernanda Segobi Pegolo. 


De acordo com a veterinária, o filhote do macaco ainda estava grudado à mãe. “O macaco foi trazido pela Polícia Ambiental de Votuporanga após denúncia de morte de macaco na região. A mãe estava morte e o macaquinho estava grudadinho na mãe, como é o começo de vida deles mesmo, ele chegou desidratado”, diz a médica. A Secretaria Estadual de Saúde diz que de janeiro do ano passado até agora, 228 macacos foram encontrados mortos no Estado de São Paulo e, desses, apenas 32 foram confirmados a morte por febre amarela.


Filhote de bugio foi encontrado com a mãe, que estava morta 



últimas