MÉDIA ESTADUAL

AME de Fernandópolis não figura entre as unidades com melhor aprovação

AME de Fernandópolis não figura entre as unidades com melhor aprovação

Publicada há 8 anos

Da Redação 


De acordo com uma pesquisa de satisfação realizada pela Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, os AMEs (Ambulatórios Médicos de Especialidades) têm uma média geral de 96,7% de aprovação. Segundo dados da pesquisa divulgada pela Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde esta semana, os AMEs de Atibaia e São João da Boa Vista receberam as melhores avaliações entre os usuários, com índice geral de 100% de aprovação. Em seguida, com 99,9%, ficam os AMEs Clínico e Cirúrgico de Barretos, Ituverava e Tupã. Índices superiores a 99% são verificados em 1/3 do total de AMEs espalhados pelo território paulista, abrangendo também Jales (99,5%), Araçatuba e Catanduva (ambos com 99,4%), Santa Bárbara d’Oeste (99,3%), Américo Brasiliense e Rio Claro (ambos com 99,2%), Andradina, Franca, Itapeva, Itu, Ourinhos e Promissão (todos com 99%). Mesmo com índice de 98,5% de “satisfação dos usuários”, acima da média estadual, o AME de Fernandópolis não figura no ‘TOP 20’ mais bem avaliados, ficando entre os 33 AMEs com aprovação abaixo de 99%. Em contato com a unidade do AME local na tarde de ontem, a Reportagem de “O Extra.net” foi informada de que a gerente administrativa, Lucimeire Marques Domingues, estava em uma reunião na DRS-XV, em Rio Preto. A Secretaria de Estado da Saúde não informou na divulgação do resultado o total de entrevistas realizadas em sua pesquisa para indicar a “satisfação” dos pacientes e usuários. 


AS UNIDADES 

Os AMEs são unidades estaduais de alta resolutividade, com modernos equipamentos, que oferecem consultas com médicos em diferentes especialidades, consultas não-médicas em áreas como fisioterapia e fonoaudiologia, exames de apoio diagnóstico e, em alguns casos, cirurgias em um mesmo local, proporcionando maior rapidez ao diagnóstico e ao tratamento dos pacientes. O novo modelo começou a ser implantado em 2007 no Estado de São Paulo. Desde 2011 foram implantadas 19 novas unidades. Agora a Secretaria Estadual de Saúde está empenhada na transformação de todas as unidades em “AMEs Mais”, com cirurgias de média complexidade e internação no regime de hospital-dia. Das 55 unidades, 35 já realizam pequenas e médias cirurgias. A pesquisa, realizada em 2016 com pacientes e usuários dos AMEs, é baseada em seis quesitos: espaço físico, atendimento da recepção, atendimento da equipe médica e da equipe de enfermagem, atendimento de outros profissionais e ambulatório. “Avaliar e monitorar continuamente nossas unidades é fundamental para identificarmos o que é preciso aperfeiçoar e o que tem sido exitoso. Os resultados positivos obtidos com essa pesquisa comprovam a qualidade dos nossos AMEs e evidenciam nosso compromisso de ofertar um bom atendimento em nossos serviços”, afirma David Uip, secretário de Estado da Saúde. O objetivo dos AMEs é proporcionar atendimento de forma próxima e acessível ao cidadão, por meio da prestação de um conjunto de serviços que garantam uma intervenção rápida e eficaz, a fim de promover o diagnóstico precoce, orientar a terapêutica e ampliar a oferta de serviços ambulatoriais especializados, atendendo à necessidade regional nos problemas de saúde que não podem ser plenamente diagnosticados ou orientados na rede básica, pela sua complexidade, mas que não precisam de internação hospitalar ou atendimento urgente. Os AMEs recebem pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde dos municípios. O agendamento das consultas é feita pelos próprios postos de saúde, mediante sistema informatizado da Secretaria.



 * Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo.



Ambulatórios médicos mais bem avaliados em todo o Estado de São Paulo estão em Atibaia, São João da Boa Vista, Barretos, Ituverava e Tupã; índices foram apurados através de notas concedidas pelos próprios pacientes e usuários dos AMEs após serem atendidos (acima, imagem do AME de Fernandópolis) 




Ambulatório

Índice de aprovação

AME AMÉRICO BRASILIENSE

99,2

AME ANDRADINA

99

AME ARAÇATUBA

99,4

AME ASSIS

98,9

AME ATIBAIA

100

AME BARRETOS CIRÚRGICO

99,9

AME BARRETOS GERAL

99,9

AME BAURU

97,3

AME BOURROUL

95,5

AME CARAGUATATUBA

98,1

AME CARAPICUÍBA

95,9

AME CASA BRANCA

98,7

AME CATANDUVA

99,4

AME DRACENA

98,2

AME FERNANDÓPOLIS

98,5

AME FRANCA

99

AME HELIÓPOLIS

97,6

AME IDOSO OESTE

98,8

AME IDOSO SUDESTE

98,4

AME INTERLAGOS

93

AME ITAPETININGA

97

AME ITAPEVA

99

AME ITAPEVI

98,7

AME ITU

99

AME ITUVERAVA

99,9

AME JALES

99,5

AME JARDIM DOS PRADOS

90,9

AME JUNDIAÍ

98,6

AME LIMEIRA

96,2

AME MARIA ZÉLIA

92,5

AME MAUÁ

98

AME MOGI DAS CRUZES

97,7

AME MOGI-GUAÇU

98,4

AME OURINHOS

99

AME PARIQUERA-AÇU

97,9

AME PIRACICABA

98,3

AME PRAIA GRANDE

97,6

AME PRESIDENTE PRUDENTE

97,4

AME PROMISSÃO

99

AME RIO CLARO

99,2

AME SANTA BÁRBARA

99,3

AME SANTA FÉ DO SUL

98,6

AME SANTO ANDRÉ

96,3

AME SANTOS

98

AME SÃO JOÃO DA BOA VISTA

100

AME SÃO JOSÉ DO RIO PRETO

98,8

AME SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

91,8

AME SOROCABA

97,7

AME TABOÃO DA SERRA

97,7

AME TUPÃ

99,9

AME VILA MARIA - PSIQUIATRIA

95,3

AME VOTUPORANGA

98,9

AME ZONA LESTE

91,2




últimas