Da Redação
Com a chegada de dezembro, o varejo online se prepara para um grande aquecimento nas vendas, impulsionado pelas festas de fim de ano. A previsão é de R$ 23,3 bilhões de faturamento, representando um crescimento de 9,8% em relação ao mesmo período de 2023. Os dados são da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm), que também prevê crescimento de 5% no número de pedidos, o que representa aproximadamente 36,4 milhões de compras. O ticket médio das operações também deve aumentar 4,5%, chegando a R$ 639.
O relatório CX Trends 2024, publicado pela Zendesk, plataforma de atendimento ao cliente e CRM (Customer Relationship Management), mostra que 76% dos brasileiros realizaram compras online no último ano. Os principais fatores que atraíram os consumidores foram frete grátis (67%), qualidade dos produtos (56%) e preços mais baixos (54%).
"Mesmo diante de desafios econômicos, como inflação elevada e alta do dólar, o comportamento típico dos consumidores permanece: investir mais em decorações natalinas, alimentos para a ceia e presentes. É um movimento que se inicia durante a Black Friday e segue até o final do ano”, comenta Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil, companhia líder internacional de engajamento que aumenta o valor do relacionamento entre as empresas e seus públicos-alvo.
Esparza destaca uma forte tendência também da preferência dos clientes por compras online, tanto pela praticidade e pelas possibilidades ampliadas de ofertas, além dos programas de benefícios, que influenciam a decisão de compra. “Ferramentas como o retail media desempenham um papel estratégico nesse cenário. Essa abordagem permite que as marcas anunciem de forma mais segmentada dentro das plataformas dos varejistas, como sites e aplicativos, otimizando a comunicação com os consumidores”, afirma.
Setores de destaque para o Natal
O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) de 2023 mostrou que os principais segmentos que lideraram, com alta, o ranking de vendas entre 19 e 25 dezembro foram supermercados & hipermercados (6,3%); cosméticos & higiene pessoal (4,2%) e turismo & transporte (2,6%).
“Para 2024, esperamos um cenário semelhante, principalmente em relação aos supermercados e hipermercados, especialmente em itens para as ceias. No entanto, é essencial que os varejistas entendam as características e necessidades de seus consumidores, investindo em estratégias mais assertivas para alcançar melhores resultados”, completa o executivo.
Sobre a Tenerity
A Tenerity é uma multinacional americana com sede em Stamford, especializada em Customer Engagement, que vem aprimorando o valor das relações que as marcas têm com seus clientes há pelo menos 50 anos. Atualmente presente em 15 países, incluindo França, Espanha, Reino Unido, Brasil e outros. Especialista em aumento de retenção e geração de receita incremental, a Tenerity ajuda os seus clientes e-commerces de todos os setores ao redor do mundo, com uma solução inovadora e gratuita a construir relações mais fortes e rentáveis com seus clientes. Desde 2012 no Brasil, permite aos e-commerces rentabilizarem e melhorarem suas propostas de valor por meio da receita extra gerada através da monetização da página de confirmação com uma solução de Retail Media.
Eduardo Esparza, VP General Manager da Tenerity Ibéria e Brasil