CULTURA

Museu de Paleontologia de Fernandópolis será inaugurado nesta quinta, 19

Museu de Paleontologia de Fernandópolis será inaugurado nesta quinta, 19

Mais de 100 fósseis estarão em exposição na antiga estação ferroviária

Mais de 100 fósseis estarão em exposição na antiga estação ferroviária

Publicada há 1 mês

Da Redação

Na próxima quinta-feira, 19, a Prefeitura de Fernandópolis inaugura, às 17h30, o Museu de Paleontologia. A unidade vai funcionar no antigo prédio da estação ferroviária e surge por meio de uma parceria com a Universidade Federal de Brasília, Instituto Federal e Fundação Educacional de Fernandópolis.

Serão expostos no local mais de 100 fósseis coletados em várias regiões do Brasil, entre eles o Baurussuquideo. O fóssil de peça inteira possuí 80 milhões de anos e foi encontrado na área rural de Fernandópolis. “O projeto é um sonho antigo de fomento à educação, à nossa história e obviamente ao turismo. Estamos lançando o Museu de Paleontologia, tirando a antiga estação ferroviária das ruínas e projetando que ele possa continuar crescendo para os próximos anos”, comentou o prefeito André Pessuto.

Para o professor, pesquisador e coordenador do Museu, Carlos Eduardo Maia de Oliveira (Cadú), o Museu possui peças raríssimas, sendo um dos poucos do estado de São Paulo. “Estamos apenas começando o projeto, a ideia é que outros elementos possam surgir em breve, como peças de exemplares gigantes no entorno do Museu. Convido a população para que conheça a nossa história e prestigie o espaço”, destacou Cadú.

A secretária municipal de Cultura e Turismo de Fernandópolis também enalteceu a importância desse espaço que surge na região. “O Museu vai muito além da exposição aos visitantes, no local também serão feitos estudos de fósseis, haverá estrutura para recepcionar pesquisadores e muito mais. Já há muitos registros pré-históricos catalogados em nossa região e Fernandópolis consolida seu potencial no tema”, disse Iraci Pinotti.

A entrada no Museu de Paleontologia de Fernandópolis é gratuita. Gradativamente novas peças serão colocadas em exposição.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

Imagem do fóssil de crocodilo pré-histórico de 80 milhões de anos encontrado em Fernandópolis (Baurusuchus pachecoi); (b) imagens do crânio do referido crocodilo. Fonte: Arquivo Pessoal

últimas