Da Redação
Com o fim do ano de 2024, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) registrou um aumento expressivo de veículos fiscalizados em operações contra a alcoolemia – as ODSIs (Operação Direção Segura Integrada) no estado. Nas rodovias e avenidas paulistas, foram abordados 401.713 motoristas durante todo o ano, o que representa um aumento de 56% em relação ao mesmo período de 2023, quando houve 256.901 condutores fiscalizados. O foco das ações é reduzir e prevenir sinistros para promover o aumento da segurança viária em todos os municípios do estado, com o apoio de equipes das Polícias Militar, Civil e Técnico-Científica.
Em 2024, foram realizadas 565 operações, representando um crescimento de 21% em comparação ao ano anterior (467 operações). Alinhadas com o compromisso do Detran-SP em reduzir riscos e salvar vidas no trânsito, as ações de 2025 já iniciaram. O reforço na fiscalização usou como estratégias a realização de mais operações em rodovias, nos acessos às cidades; mais agentes do Detran-SP nas ruas durante as operações; uso de etilômetros mais modernos que permitem aferir resultados rapidamente, de forma a dar fluidez à operação. Além disso, com a utilização do talonário eletrônico, as infrações são lavradas de forma digital, numa espécie de smartphone, sem o uso do papel, para permitir maior precisão e agilidade à ODSI.
Motoristas autuados
Em 2024, 12.754 condutores foram autuados por alcoolemia – um aumento de 29% no comparativo com 2023 – que registrou 9.884 autuações do tipo. Esse mesmo comparativo mostra que mais de 93% das infrações aplicadas são por recusa dos condutores ao teste do bafômetro, sendo 11.948 recusas em 2024 e 9.075 recusas em 2023.
Também houve aumento no número absoluto de autuações por direção sob influência de álcool e redução na quantidade de crimes de trânsito, quando os motoristas apresentam índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro.
Foto: Detran-SP