SAIDINHA
Saidinha: 24 presos da região não retornam e são considerados foragidos
Saidinha: 24 presos da região não retornam e são considerados foragidos
Cerca de mil detentos ganharam a liberdade no final do ano passado
Cerca de mil detentos ganharam a liberdade no final do ano passado
Foto: PM-SP
Da Redação
A Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) confirmou que nos presídios abrangidos pela região de Rio Preto, 24 detentos beneficiados com a liberdade provisória (saidinha) concedida ao final do ano passado, não retornaram às unidades e são considerados foragidos.
Segundo a SAP, eles perderam automaticamente o benefício do regime semiaberto e quando recapturados retornarão ao regime fechado.
Os beneficiados deixaram as prisões na segunda-feira, 23/12/2024 e deveria retornar no dia 3 de janeiro. Eles proviam de:
- 893 presos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Rio Preto;
- 69 do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Icém;
- 35 do CDP de Riolândia;
- 15 do CDP de Paulo de Faria;
- 7 da Penitenciária de Riolândia e,
- 32 mulheres do Centro de Ressocialização Feminina (CRF) de Rio Preto.
O número representou 41% a menos que os beneficiados em 2023 e a redução provêm da nova lei que entrou em vigor e que extinguiu a medida para várias situações. Apenas aqueles que já estavam no regime semiaberto antes da mudança legislativa podem ter o benefício da saída temporária. Aqueles que foram condenados depois da nova lei não terão mais direito a esse tipo de liberdade.
Na liberação ocorrida em dezembro passado, 1.803 presos foram beneficiados, e ficaram em liberdade do dia 22 até o dia 03 de janeiro.