PREVISÃO

Climatempo apresenta previsão para abril de 2025

Climatempo apresenta previsão para abril de 2025

Episódios de frio, mas temperaturas acima da média

Episódios de frio, mas temperaturas acima da média

Publicada há 1 dia

Da Redação / Climatempo

Por: Josélia Pegorim

Abril de 2025 terá alguns episódios de frio, mas deve terminar com temperaturas acima do normal.

O mês de abril vai marcar importantes mudanças no padrão de temperatura e também de chuva sobre o Brasil. Será o início efetivo do outono no país.

Condições oceânicas

O Atlântico Sul, na costa do Sul e do Sudeste, está com temperatura acima do normal. Isto facilita a formação de áreas de baixa pressão atmosférica próximas ao litoral destas regiões e mais evaporação de umidade para a atmosfera, fatores que vão colaborar para a formação de áreas de chuva.

O Atlântico Tropical, na costa norte do Brasil, não apresenta diferenças marcantes de temperatura, o que deve manter a ZCIT – Zona de Convergência Intertropical próxima da posição normal para esta época do ano. As porções norte da Região Norte e norte do Nordeste ainda serão beneficiadas pela chuva da ZCIT durante o mês de abril.

Na porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial, na costa do Peru, o fenômeno La Niña tecnicamente persiste, pela análise mais recente da NOAA – , mas o fenômeno está mais tendo influência relevante no clima do Brasil. A tendência é de que outono siga com neutralidade térmica na região centro-leste do Pacífico Equatorial.

Precipitação no Brasil em abril de 2025

Abril é um mês onde normalmente se observa o início da redução das precipitações sobre a maioria das áreas do Brasil. A previsão da Climatempo é de que o mês termine com um total de precipitação um pouco abaixo da média em quase todo o país. Deve chover acima da média em parte da Região Sul.

Na primeira quinzena de abril, os maiores volumes de precipitações sobre o Brasil devem ocorrer no Sul do Brasil e também no extremo norte. A Zona de Convergência Intertropical continua ativa e vai trazer mais chuva para o norte do Amazonas e do Pará, Amapá e para a costa norte do Nordeste, entre o Maranhão e o Rio Grande do Norte. Muita chuva está prevista para Belém e Manaus.

A chuva começa a aumentar na costa leste do Nordeste, mas especialmente no litoral da Bahia. A região de Salvador pode ter episódios de chuva de forte intensidade.

Volume de chuva em abril de 2025 deve ficar um pouco abaixo do normal na maior parte do Brasil.

No litoral do Sudeste, atenção especial na passagem de frentes frias para o risco de episódios de chuva forte no litoral de São Paulo e também no litoral do Rio de Janeiro, incluindo a cidade do Rio de Janeiro. O Atlântico Sul está com temperatura acima do normal, o que aumenta a evaporação de umidade para a atmosfera, que vai estimular a formação de mais nuvens e chuva.

O Sul do Brasil terá vários episódios de chuva forte, inclusive no Rio Grande do Sul. Porém, as condições oceânicas e atmosféricas de agora são completamente diferentes daquelas observadas em 2024, quando ocorreram chuvas catastróficas sobre o Rio Grande do Sul. Há previsão de chuva forte para os três estados da Região Sul, mas o volume de precipitações não será como no ano passado.

Na segunda quinzena de abril de 2025, já teremos o início da redução das precipitações sobre o Sudeste e sobre o Centro-Oeste do Brasil. Uma das principais características do outono nestas duas regiões é justamente a grande diminuição da frequência e do volume de chuva. O processo de secagem tem início em abril e se intensifica em maio.

Temperatura no Brasil em abril de 2025

O mês de abril traz as primeiras massas de ar frio de origem polar continentais, que vão conseguir resfriar algumas áreas do Brasil. As duas massas polares mais impactantes vão acontecer no final da primeira quinzena de abril e no final do mês. Ainda assim, o que vai predominar em abril ainda serão os dias quentes. Os períodos com temperatura baixa/amena serão curtos no centro-sul do Brasil e a previsão é de que abril termine com temperaturas acima da média na maior parte do país. Abril deve terminar com temperatura um pouco abaixo da média no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Abril de 2025 terá alguns episódios de frio, mas deve terminar com temperaturas acima do normal.

A primeira queda notável da temperatura, entre os dias 5 e 8 de abril, será basicamente sentida em áreas do Sul do Brasil, em algumas áreas do leste do Sudeste e na fronteira de Mato Grosso do Sul com o Paraguai. O resfriamento será leve em todas estas áreas. 

Um pouco antes do final da primeira quinzena do mês deve ocorrer um resfriamento mais acentuado, já com possibilidade de geada nas áreas mais elevadas da Região Sul. 

Além do Sul do Brasil, esta massa de ar frio deve causar queda de temperatura moderada a forte em parte dos estados de São Paulo, de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.

Para o final do mês de abril, há previsão da passagem de uma massa de ar frio de origem polar com mais força, abrangendo mais áreas do Brasil. O resfriamento deve ser acentuado especialmente na Região Sul, mas também espera-se uma queda forte da temperatura em muitas áreas do Sudeste e do Centro-Oeste.

últimas