SAÚDE
Com 1.200 pacientes com AVC atendidos em 2024, HB de RP é recertificado internacionalmente
Com 1.200 pacientes com AVC atendidos em 2024, HB de RP é recertificado internacionalmente
No HB, paciente é atendido em até 10 minutos; no Brasil média de 30 minutos
No HB, paciente é atendido em até 10 minutos; no Brasil média de 30 minutos
Foto: Divulgação / Fonte: HB
Da Redação
O Hospital de Base (HB), de São José do Rio Preto, foi recertificado como excelência no tratamento a pacientes com AVC (Acidente Vascular Cerebral). A instituição recebeu novamente o selo “Diamond”, certificação internacional WSO Angels Awards, conferida pela Organização Mundial do AVC, que atesta a excelência do atendimento prestado por sua Unidade de AVC. Só no ano de 2024, a instituição atendeu 1.200 pacientes com AVC.
Ao dar entrada no HB, o paciente é atendido por um neurologista em até 10 minutos (o chamado porta-neurologista), enquanto no Brasil a média é de 30 minutos. Já para fazer o exame de imagem diagnóstico do AVC, a equipe demanda cerca de 15 minutos. No Brasil, são 25 minutos. Além de uma tomografia computadorizada com perfusão cerebral e dispor do melhor aparelho de hemodinâmica do pais 24h por dia.
Para alcançar essa certificação, a instituição promoveu uma série de melhorias, incluindo a revisão do Protocolo de AVC com novos fluxos assistenciais e a criação de Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) para garantir maior segurança na administração do trombolítico.
Segundo a instituição World Stroke Organization, o AVC é a segunda principal causa de morte, a terceira principal causa de incapacidade em todo o mundo e é responsável pela perda de 160 milhões de anos de vida saudável a cada ano. O impacto sobre indivíduos, famílias e sociedade é incalculável.
A Recertificação:
Para certificar a Unidade de AVC do HB de Rio Preto, a entidade avaliou o atendimento inicial do paciente, acompanhamento com a equipe multidisciplinar especializada em AVC, Infraestrutura hospitalar e tratamento rápido. Esta avaliação é realizada de seis em seis meses.
O enfermeiro Lucas Luizão, consultor científico da Iniciativa Angels, parabenizou a equipe pela conquista. “Receber o selo Diamond é uma conquista de pouquíssimos hospitais no mundo. O HB demonstrou um nível de excelência compatível com os melhores centros internacionais de tratamento de AVC”, destacou.
O Evento:
Este reconhecimento máximo e mundial é fruto de uma equipe altamente especializada no atendimento do AVC devido a instituição ser referência nos principais estudos clínicos do Brasil através do Centro Integrado de Pesquisa. Que celebraram este marco em uma solenidade de recebimento da certificação, que contou com os principais nomes à frente da neurologia do HB, entre eles a Dra. Mariana Battaglini, coordenadora da Unidade de AVC; a Dra. Lucia Helena Neves Marques, chefe do serviço de Neurologia; a Dra. Raquel Trovo Hidalgo, chefe da Neurointervenção do setor de Hemodinâmica; o Dr. Daniel Mazzo José, coordenador da Emergência Neurológica; além da Enfª Isabela Frutuoso, superintendente assistencial da Funfarme, e o Prof. Dr. Horácio Ramalho, diretor executivo da instituição. O evento aconteceu na última terça-feira, 6.