SAÚDE
Santa Casa de Fernandópolis se destaca com parceria do programa 'Melhor em Casa'
Santa Casa de Fernandópolis se destaca com parceria do programa 'Melhor em Casa'
Ajudando o paciente a retomar a rotina e fortalecendo a participação da família
Ajudando o paciente a retomar a rotina e fortalecendo a participação da família
Foto: Divulgação / Fonte: SCF
Da Redação
A Santa Casa de Fernandópolis reforça seu papel como referência em cuidado humanizado e excelência no atendimento aos pacientes. Recentemente, a instituição consolidou uma parceria com o programa municipal “Melhor em Casa”, tendo a Santa Casa e o programa como referências, em evento realizado no escritório regional do governo de São Paulo, em São José do Rio Preto, que reuniu gestores e representantes de diversos municípios da região.
O provedor Marcus Chaer destacou a importância da iniciativa e da participação da Santa Casa nesse processo. “Disponibilizamos toda a estrutura do hospital, bem como a equipe da alta responsável, para que o programa pudesse se desenvolver da melhor forma possível, garantindo que os pacientes que recebem alta hospitalar tenham uma transição segura e planejada para suas casas. É gratificante ver iniciativas como essa ganhando reconhecimento regional, mostrando que nossa instituição é referência em cuidado humanizado e atenção de qualidade”, afirmou.
Um dos diferenciais da Santa Casa é a prática da chamada alta responsável. Trata-se de um processo multidisciplinar, que envolve fonoaudiólogo, nutricionista, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, enfermeiro e médico. Toda a equipe atua em conjunto para avaliar o melhor tipo de alta que cada paciente pode receber, assegurando um retorno mais rápido ao convívio familiar, mas com toda a segurança, cuidado e acompanhamento necessários.
O programa, coordenado pela servidora municipal Janaína Alves, se destaca pela abordagem humanizada, ajudando o paciente a retomar a rotina e fortalecendo a participação da família no processo de recuperação. Graças à integração entre a equipe da Santa Casa e o programa, Fernandópolis se tornou um modelo regional de referência em assistência domiciliar e cuidado humanizado, inspirando outros municípios da região.
Com essa iniciativa, a Santa Casa de Fernandópolis demonstra que seu trabalho vai além do atendimento hospitalar: transforma vidas, promove segurança, conforto e bem-estar aos pacientes e familiares, consolidando a instituição como exemplo de excelência, inovação e humanização na saúde regional. Entre as demandas discutidas, o aumento do teto SUS foi pauta, já que a Santa Casa de Fernandópolis vem realizando muito além das metas contratualizadas de alta complexidade, reforçando seu compromisso com a população e a necessidade de maior reconhecimento e apoio financeiro ao trabalho desenvolvido.
Fonte: Ascom Santa Casa Fernandópolis