OBRAS
Revitalizada, fonte da “Praça Dr. Fernando Jacob” volta a funcionar
Revitalizada, fonte da “Praça Dr. Fernando Jacob” volta a funcionar
Intervenções da Secretaria de Obras solucionaram problemas de afundamento e infiltração
Intervenções da Secretaria de Obras solucionaram problemas de afundamento e infiltração
Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Prefeitura de Fernandópolis, através de ação da Secretaria Municipal de Obras, solucionou os problemas técnicos que deixaram inativos os chafarizes da fonte da “Praça Dr. Fernando Jacob”, no centro da cidade.
Os engenheiros detectaram que, além de uma bomba queimada, ocorrera afundamento da estrutura da fonte, provocando infiltrações e vazamentos.
Nesta quarta-feira, 24, a obra foi concluída e a fonte voltou a funcionar em sua plenitude.
Marco Zero
A praça foi construída em 1962, pelo prefeito Edison Rolim, no local que é considerado o “marco zero” de Fernandópolis. Na época, Fernando Jacob era vereador e, por sua indicação, o logradouro recebeu o nome de Coutinho Cavalcanti, deputado federal que falecera havia pouco tempo.
Em 1964, era governador de São Paulo Adhemar de Barros. O prefeito de Fernandópolis era Percy Semeghini. Com o advento da Revolução de 31 de março, prefeito e vereadores decidiram tirar o nome de Coutinho Cavalcanti, e o lugar passou a se chamar Praça da Liberdade.
Fernando Jacob sonhava que algum dia Fernandópolis devolveria à praça o nome de Coutinho Cavalcanti. Isso nunca viria a acontecer e, em 28 de outubro de 1990, falecia o Dr. Fernando Jacob, considerado o maior tribuno do Tribunal do Júri que Fernandópolis e região conheceram.
Passado um ano de sua morte, o então vereador Nelson Rodrigues da Cunha propôs que a praça se chamasse “Dr. Fernando Jacob”, através de um Projeto de Lei que foi entusiasticamente aprovado pelo Poder Legislativo.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis