ESPECIAL: EDUCA

A influência educacional na vida da criança e do adolescente

A influência educacional na vida da criança e do adolescente

O trabalho do psicopedagogo pode ser realizado tanto nas escolas públicas e particulares quanto em clínicas

O trabalho do psicopedagogo pode ser realizado tanto nas escolas públicas e particulares quanto em clínicas

Publicada há 7 anos

Por Marcela Barbar 


A psicopedagogia é uma área relativamente nova que trata de crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem, buscando, por meio de um diagnóstico, o problema que ocasiona os resultados negativos. O trabalho pode ser feito tanto na escola quanto em clínica particular. 


A criança começa a vida escolar muito cedo e o contexto familiar influência diretamente em seu comportamento, portanto, o atendimento pode ser feito tanto para aqueles que possuem algum tipo de deficiência, como autismo, síndrome de down, ou para quem é hiperativo e não consegue se concentrar. Por meio dos resultados obtidos no diagnóstico, o especialista vai oferecer diferentes subsídios através de técnicas e métodos próprios para resolver o problema. 


A atividade é realizada mediante uma caixa de trabalho que é montada individualmente para cada pessoa que vai receber o tratamento. Nesta caixa a criança irá encontrar jogos, revistas, histórias em quadrinho. 


Segundo o psicopedagogo Stoessel Dias Junior, é normal a criança e o adolescente que tem dificuldade não conseguir acompanhar o ritmo dos demais. “Atualmente, as crianças têm uma cabeça mais voltada para a tecnologia, basta um ‘click’ para receber informações a todo instante, por esse motivo, às vezes os pais acabam oferecendo menos atenção quando na verdade o momento que mais precisa de atenção é na fase de crescimento. Para se desenvolver com o nosso trabalho é preciso ter apoio dos pais e também na escola. No momento do tratamento, nós psicopedagogos reparamos em cada detalhe do paciente como no jeito de escrever, falar”, explica Stoessel. 


O trabalho de um psicopedagogo na vida de uma criança pode começar a partir dos 4 anos de idade e é feito em conjunto com outros profissionais, como psicólogo, fonoaudiólogo e neurologista. As sessões duram cerca de 50 minutos. O tempo de tratamento depende muito do caso, mas é fundamental a continuidade da intervenção que varia de acordo com o que a família do paciente deseja.



Psicopedagogo Stoessel Dias Junior 




últimas