SAÚDE

Saúde cria “Sala de Situação” para prevenir possíveis casos de intoxicação por bebidas

Saúde cria “Sala de Situação” para prevenir possíveis casos de intoxicação por bebidas

Fernandópolis ainda não tem casos registrados mas Saúde monitora as ocorrências nacionais

Fernandópolis ainda não tem casos registrados mas Saúde monitora as ocorrências nacionais

Publicada há 1 dia

Da Redação

Desde que surgiram os primeiros casos de intoxicação exógena por metanol, situação intimamente ligada à adulteração ou falsificação de bebidas alcoólicas, a Secretaria Municipal de Saúde de Fernandópolis vem tomando todas as providências necessárias para combater a crise e atender os possíveis casos que apareçam em Fernandópolis e nos outros 12 municípios que compreendem o Cisarf – num total de 125 mil pessoas na regional de Fernandópolis.

O Secretário de Saúde José Martins Pinto Neto criou a “Sala de Situação” – um grupo que faz o monitoramento diário do noticiário nacional e estadual. Esse grupo, que têm integrantes do Departamento de Vigilância em Saúde e da Vigilância Sanitária de Fernandópolis, trabalha de forma alinhada com a Secretaria de Estado da Saúde e o próprio Ministério da Saúde.

Todas as informações importantes são repassadas aos agentes, bem como orientações sobre os novos protocolos de atendimento. José Martins já fez reuniões com o Secretário de Agricultura, Waldir Bassan Junior, e a Vigilância Sanitária e Epidemiológica.

Com a Santa Casa, foram definidas estratégias para um possível fluxo de atendimento a pessoas intoxicadas por metanol. Também o pessoal da UPA está capacitado para o atendimento.  

O Secretário reuniu-se ainda com dirigentes da Associação Comercial e Industrial de Fernandópolis (ACIF), repassando-lhes notas técnicas. O mesmo foi feito com a Universidade Brasil e a Fundação Educacional (FEF).

Com a criação da “Sala de Situação” e suas medidas preventivas, Fernandópolis sai na frente e se prepara para os eventuais casos. Essa equipe deverá também levar orientações aos comerciantes sobre os cuidados na aquisição de bebidas alcoólicas.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas