POLICIAL
Polícia desarticula quadrilha de furtos de maquinários agrícolas no Noroeste Paulista
Polícia desarticula quadrilha de furtos de maquinários agrícolas no Noroeste Paulista
Seis pessoas foram presas em operação conjunta da Deic, Polícia Civil do Ceará e Polícia Ambiental
Seis pessoas foram presas em operação conjunta da Deic, Polícia Civil do Ceará e Polícia Ambiental

Foto: Divulgação / Fonte: PC-SP
Da Redação
Uma operação deflagrada na manhã desta terça-feira (28) resultou na prisão de seis pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha especializada em furtos de maquinários agrícolas com atuação no Noroeste Paulista e em outros estados do país. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Investigações Criminais (Deic), com o apoio da Polícia Civil do Ceará e da Polícia Ambiental.
De acordo com as investigações, o grupo criminoso é formado por pessoas da região de Guapiaçu, São José do Rio Preto e Planalto (SP), mas agia em diversas localidades, principalmente no Nordeste, com foco em municípios do Ceará. O líder da organização seria um morador de Guapiaçu, identificado após meses de monitoramento policial.
Foram cumpridos seis mandados de prisão e seis de busca e apreensão durante a operação. As equipes apreenderam documentos, celulares e outros materiais que devem auxiliar na continuidade das investigações.
Segundo o delegado da Deic, Wander Solgon, as apurações começaram após três furtos de maquinários agrícolas de alto valor registrados no Ceará. “A partir da atuação da polícia nordestina, conseguimos identificar o trajeto e os integrantes do grupo. Eles furtavam os equipamentos e os traziam para o interior de São Paulo, onde eram revendidos ilegalmente”, explicou.
Os prejuízos causados aos produtores rurais são estimados em centenas de milhares de reais. A polícia agora investiga possíveis receptadores e compradores dos equipamentos furtados.
Os seis presos foram encaminhados à sede da Deic em São José do Rio Preto e devem responder por furto qualificado, associação criminosa e receptação. O inquérito segue em andamento para identificar outros envolvidos e recuperar o restante dos maquinários desviados.