PREVENÇÃO

Prefeitura promove ações de conscientização na campanha Novembro Azul

Prefeitura promove ações de conscientização na campanha Novembro Azul

Iniciativa busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Iniciativa busca incentivar a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata

Publicada há 2 horas

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

A campanha Novembro Azul é realizada mais uma vez com o objetivo de promover a conscientização sobre a saúde do homem e de prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de próstata. No próximo sábado (08), as equipes da Secretaria Municipal de Saúde promovem, na Praça da Matriz, um evento especial das 8h às 11h.

No local, serão oferecidos diversos serviços gratuitos, como aferição da pressão arterial, verificação da glicemia, testes rápidos de HIV, hepatites virais e sífilis, além de orientações sobre saúde masculina e saúde bucal. Também serão realizadas outras ações voltadas principalmente para homens acima de 45 anos. A programação contará ainda com atrações culturais, incluindo a Orquestra de Violeiros e o grupo Legião do Catira.

Desde o início do mês, os profissionais da eMulti estão realizando visitas a empresas da cidade para conversar com os trabalhadores sobre sintomas, prevenção e cuidados com a saúde.

Além disso, no dia 17 de novembro (segunda-feira), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão abertas a partir das 18h para oferecer atendimento exclusivo aos homens.

Sintomas do câncer de próstata

Nas fases iniciais, o câncer de próstata geralmente não apresenta sintomas. Quando os sinais começam a surgir, em muitos casos a doença já se encontra em estágio avançado, o que dificulta o tratamento e reduz as chances de cura.

Entre os principais sintomas em fase avançada, estão:

Dor óssea;

Dor ou dificuldade ao urinar;

Necessidade frequente de urinar, especialmente durante a noite;

Presença de sangue na urina ou no sêmen

Os profissionais de saúde alertam que a detecção precoce é fundamental para aumentar as chances de sucesso no tratamento.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas