TURISMO
"Sabor de SP" chega à Fernandópolis e passa por cidades da região
"Sabor de SP" chega à Fernandópolis e passa por cidades da região
Programa inclui Rota Gastronômica Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios
Programa inclui Rota Gastronômica Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios

Da Redação
O maior programa de valorização da gastronomia paulista, liderado pela Setur-SP, em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, entra na terceira temporada e apresenta para jornalistas, influenciadores e agentes de turismo uma seleção de produtores artesanais, restaurantes e atrativos da região.
A partir de 30 de novembro, o Sabor de São Paulo, maior programa de valorização da gastronomia paulista, passa por sete cidades do interior do Estado – Votuporanga, Valentim Gentil, Santa Fé do Sul, Pedranópolis, Jales, Ouroeste e Fernandópolis – para capacitar produtores artesanais e apresentar a Rota Gastronômica Maravilhas do Rio Grande e Entre Rios, composta pelas regiões turísticas de mesmo nome.
Com realização da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), junto com o Mundo Mesa e o Senac-SP, a ação se estende até o dia 6 de dezembro, quando é realizado na Universidade Brasil – Campus Fernandópolis/SP, parceira nesta edição, um festival gastronômico aberto ao público, destacando o melhor da culinária regional. Diferentes roteiros do Estado estão sendo visitados ao longo dos meses pelo Sabor de São Paulo. Esta é a estreia de sua terceira temporada e, pela primeira vez, vai para esses municípios.
Durante a semana, um grupo de jornalistas, influenciadores digitais e agentes de turismo convidados visita 15 atrativos, entre produtores de queijos, cogumelos, cervejas e cachaças, sorveterias, cafeterias e restaurantes a fim de ver de perto o trabalho artesanal, além de ter contato com chefs e outros profissionais da área por meio de workshops. Na sexta, 05/12, todos conhecem pontos turísticos de Fernandópolis pela manhã e, à tarde, assistem a uma série de palestras na Universidade Brasil – Campus Fernandópolis/SP, com aula-show do padrinho da rota gastronômica desta região, o chef Viko Tangoda.
PROGRAMA SABOR DE SÃO PAULO
O Sabor de São Paulo é um programa do Governo do Estado de São Paulo realizado por meio da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Mundo Mesa e o Senac-SP, que apresenta, em 14 diferentes rotas gastronômicas distribuídas por regiões do interior e do litoral, os caminhos percorridos por diversos produtos artesanais, da terra ou dos rios e mares, à mesa do consumidor.
O programa divulga o rico cenário gastronômico que existe fora da capital, mostrando o dedicado trabalho de produtores regionais e estabelecimentos comerciais, facilitando a compreensão da cadeia de produção do turismo paulista por meio da gastronomia. Entre julho de 2023 e setembro de 2025 foram percorridas 37 regiões turísticas que integram 14 rotas gastronômicas pelo Sabor de São Paulo.
Ao todo, 12.085 pessoas participaram dos festivais regionais e 1920 estiveram presentes em capacitações de produtores e profissionais da gastronomia e do turismo de 328 municípios mapeados. O programa também tem apoio de instituições como Senac, Sebrae, Faesp, Senar, Aprecesp, Amitesp, prefeituras locais, Secretaria de Agricultura e Abastecimento e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas.
Saiba mais sobre os lugares a serem visitados:
Restaurante Vovô Careca – Jales – Rota Turística Entre Rios
Mais que oferecer comida caseira farta e boas carnes preparadas na churrasqueira, o lugar abraça histórias pessoais e as transforma em pratos concretos. Com seu formato único, o restaurante permite que o cliente leve sua receita e explique ao chef o modo de preparo, que a reproduz com fidelidade. Essa dinâmica transformou o Vovô Careca em um espaço onde memória afetiva e técnica culinária caminham juntas. A casa funciona apenas aos domingos e, após o almoço, continua aberta até as 17h, permitindo que os visitantes desfrutem de uma área ampla, que reúne lago para pesca esportiva, playground e ambiente pet friendly.
Jolô Gelatos – Santa Fé do Sul – Rota Turística Entre Rios
A Jolô – junção dos nomes João e Eloise, respectivamente, filho e sobrinha do proprietário – nasceu em 2020, em Três Fronteiras, da vontade de Rafael Ulian de levar para sua região um espaço dedicado ao gelato artesanal, produto até então pouco conhecido no interior paulista. A marca preza pelo cuidado na escolha dos ingredientes de todos os preparos, desde a base do gelato até as caldas, geleias e o tradicional cascão, garantindo um alto padrão de qualidade em tudo o que é servido nas quatro unidades: Santa Fé do Sul, Jales, Fernandópolis e Sorocaba. Entre os sabores mais pedidos estão Romeu e Julieta, chocolate crocante, doce de leite e Ninho com Nutella, além de sazonais e edições especiais.
Cachaça Sabor da Estância – Santa Fé do Sul – Rota Turística Entre Rios
A Cachaça Sabor da Estância é reconhecida por fundir a tradição da produção artesanal com a modernidade em seus processos. Um diferencial é o uso exclusivo da cana cultivada na própria fazenda, garantindo controle total da matéria-prima, desde o plantio até a destilação. Hoje, a marca reúne mais de 70 produtos, entre cachaças tradicionais, versões envelhecidas, variedades saborizadas com frutas típicas da região e licores artesanais. Sob agendamento, o visitante pode conhecer o alambique e a adega subterrânea que há na propriedade.
Restaurante Peixão – Ouroeste – Maravilhas do Rio Grande
O Peixão nasceu em 1972 como ponto de apoio para os trabalhadores que construíam a Usina de Água Vermelha e a Rodovia Percy Waldir Semeguini. Com a evolução da região, a casa também cresceu, ampliou seu salão e repensou processos, mas mantendo a base que sempre a sustentou: comida bem-feita, saborosa e fiel à rotina dos viajantes e moradores locais. Hoje, além de destacar os peixes em pratos à la carte, como sempre fez, oferece um bufê completo no café da manhã, no almoço e no jantar. Entre os pratos, nenhum é tão emblemático quanto a corvina frita, cujo tempero é mantido sob segredo.
Roberto Pereira Doceria – Fernandópolis – Maravilhas do Rio Grande
Roberto Pereira começou produzindo em casa doces e bolos sob encomenda para casamentos, aniversários e celebrações na região. Com o aumento da procura e a confiança dos clientes, surgiu a oportunidade de abrir a primeira cafeteria. Seu trabalho se ampliou, e a casa é hoje ponto de encontro para quem busca um café especial, acompanhado de pães de fermentação natural, docinhos personalizados e itens sazonais, caso dos panetones e ovos de Páscoa. Tudo oferecido com apresentação cuidadosa e feito com técnica refinada.
Cogumelos Coloniais – Fernandópolis – Maravilhas do Rio Grande
Em uma propriedade rodeada de plantas de espécies diferentes, que colaboram para a obtenção de um microclima florestal mais fresco, fugindo da realidade climática da região, o casal de biólogos Bia Fagundes e Tales Catelani cultiva há 11 anos variedades de shimeji preto, branco e rosa. Elas são vendidas in natura e em receitas como lasanhas, quibes e hambúrguer vegano – tudo por encomenda. A marca produz em suas estufas quatro toneladas desse tipo de cogumelo ao mês, e as experiências turísticas incluem visitas à produção e colheita, que ocorre duas vezes ao dia.
Cervejaria Madessa – Pedranópolis – Maravilhas do Rio Grande
Localizada em uma extensa propriedade rural, a Madessa detém uma pequena produção de 2.900 litros mensais. As cervejas são distribuídas na região e podem ser pedidas pelo site e pelas redes sociais. Ao todo, são quatro estilos da bebida, além do chope. As garrafas de Pilsen, Dark Lager, Red IPA e Session Ipa são apresentadas em rótulos especiais, que fazem alusão a uma foto antiga do patriarca da família, o avô de Breno Pívaro de Sá, engenheiro químico e proprietário da marca. A Madessa abriu em 2022 e recebe o público para visitas guiadas à fábrica, com reservas feitas por meio do Whatsapp e do Instagram.
Sorveteria o Sorvetão – Votuporanga – Maravilhas do Rio Grande
A emblemática sorveteria tem quase 50 anos de história e é um dos endereços mais tradicionais em Votuporanga. Além de chamar a atenção por seu visual vintage, com mesa e balcão preservados dos anos 1970, destaca-se pela enorme variedade de sabores e apresentações de seus produtos. No total, são 60 opções, como castanha de caju, café, morango, abacaxi e ninho com avelã, servidos em potes, taças ou picolés, todos produzidos diariamente. Há sorvetes feitos com frutas in natura e com doces (de leite, goiabada, geleias) artesanais. Chamam a atenção os bolos gelados e o Ula Ula, em que três bolas de sorvete são acompanhadas de frutas, castanhas, chantilly e cerejas sobre um abacaxi cortado ao meio.
Fiorani Cafés Especiais – Votuporanga – Maravilhas do Rio Grande
Conduzido pela dupla Fábio Fiorani e Tatiana Aguiar Fiorani – ele é barista, mestre de torra e provador certificado pelo Instituto Brasileiro do Café (IBC), enquanto ela é formada em gastronomia –, o estabelecimento aberto em 2024 é referência em qualidade e um grande impulsionador da produção local. Os visitantes encontram na casa diferentes cafés da região, que podem escolhidos, moídos e preparados na hora do consumo com diferentes métodos: prensa francesa, aeropress, coado e moka. No cardápio, além da bebida, há lanches e doces caprichados, idealizados por Tatiana, como croissants, pães na chapa e bolinhos, bem como um menu especial para quem busca versões sem glúten ou lactose.
Cervejaria Lord Lion – Votuporanga – Maravilhas do Rio Grande
Com uma produção mensal de 50 mil litros, a Lord Lion, nascida em 2019, destaca seu modelo de autosserviço de chope com a Beer Station, uma geladeira automática em que o cliente usa um aplicativo para liberar a bebida com QR Code – e que está disponível para eventos e em condomínios da região. A cervejaria oferece 16 rótulos próprios, além de edições sazonais. Sua distribuição alcança cerca de 200 estabelecimentos, entre supermercados, bares e restaurantes, em uma área que vai de Ilha Solteira até São José do Rio Preto. A Lord Lion ainda dispõe de uma ampla estrutura, onde realiza desde happy hours até eventos com apresentações de bandas.
Pesqueiro Valen – Valentim Gentil – Maravilhas do Rio Grande
Localizado há um ano na região rural do noroeste paulista, o pesqueiro oferece um menu que surpreende pela qualidade. Entre os destaques, estão a tilápia ao molho de maracujá e a moqueca, que é apresentada em uma versão caiçara, sem dendê e leite de coco. O espaço dispõe ainda de grandes lagos para pesca esportiva. Sua atmosfera descontraída e o atendimento próximo ajudam a consolidar o lugar como uma opção acolhedora para grupos de amigos, famílias e viajantes.
Corsini Bistrô & Burger – Fernandópolis – Maravilhas do Rio Grande
A marca nasceu da mudança de trajetória de Écio Corsini, que deixou a engenharia ambiental para trabalhar com gastronomia. Após uma temporada morando na Irlanda, onde foi chef em um conhecido hotel e aprendeu técnicas profissionais de cozinha, retornou ao Brasil e passou a dedicar-se à produção de marmitas e à charcutaria. Foi em 2023 que inaugurou o Corsini Bistrô & Burger, onde utiliza apenas ingredientes selecionados e sua produção de defumados, caso do pastrami, que compõe o blend da carne. O prato mais vendido da casa é o risoto de alho negro – também feito no local – com ossobuco. Entre os sanduíches, destaque para o cheese salada, elaborado com requeijão da Queijaria Jeito De Mato, também instalada na região.
Queijaria Jeito de Mato – Fernandópolis – Maravilhas do Rio Grande
Em 2013, quando tinham apenas uma vaca, o jornalista Diego Trevisan e sua esposa, Débora, começaram a produzir queijos frescos conforme ele havia aprendido com o pai, para completar a renda familiar. O casal iniciou as vendas pelas redes sociais e, com o tempo, conquistou certificações, tornando-se, em 2021, a única queijaria artesanal do noroeste paulista detentora do Selo Arte, que a credencia para comercializar seus produtos para todo o país. Hoje, a Jeito de Mato possui 25 animais da raça Girolando, das quais 13 se encontram em produção de 100 litros de leite diários – eles resultam em 12 produtos do portfólio, entre eles requeijão de corte, queijo coalho, Orvalho, Ouro Negro e 2 Irmãos (meia cura). O lugar tem ainda uma pequena cozinha e um bar, sendo que ambos funcionam durante as visitas do público, oferecendo pizza de fermentação natural, pão com linguiça e sanduíches feitos com queijos locais, além de itens de produtores da região, como a cervejaria Madessa, de Pedranópolis.
Cachaçaria Karikana – Fernandópolis – Maravilhas do Rio Grande
A Cachaçaria Karikana, entre Fernandópolis e São João das Duas Pontes, une conhecimento e inovação. O engenho está localizado na Fazenda Jagora, com uma área industrial de 25 mil metros quadrados e suporte tecnológico de ponta para a produção de uma refinada cachaça artesanal. Por lá, o aproveitamento da cana é de 100%, com todos os resíduos sendo reutilizados como adubo, alimento para os animais ou combustível. Parte da bebida produzida envelhece por ao menos seis meses em barris de carvalho, amburana e castanheira, resultando em diferentes rótulos distribuídos pela região. A estrutura do alambique está sendo ampliada com ênfase no turismo rural, além de estar sendo construído um grande salão para eventos, chalés para hospedagem e uma capela na fazenda.
Gelateria Gusto Gelato – Fernandópolis – Maravilhas do Rio Grande
Com apenas um ano de existência, a gelateria impressiona pela qualidade de seus produtos, preparados com ingredientes selecionados e sem conservantes na composição. Os sabores são variados e incluem opções sem açúcar e lactose. Há tradicionais, regionais, como bala baiana e queijo com doce de leite, e sazonais aos finais de semana, caso do gelato de morango do amor. Outro destaque são as casquinhas artesanais de baunilha e chocolate, feitas diariamente. Quem preferir, pode pedir milkshakes, picolés e sobremesas para compartilhar, caso do brownie na chapa servido com uma bola de gelato à escolha do cliente.
Fonte: Secom Fernandópolis