CULTURA
Câmaras Setoriais definirão uso de verba da Lei Aldir Blanc em Fernandópolis
Câmaras Setoriais definirão uso de verba da Lei Aldir Blanc em Fernandópolis
Para garantir que artistas decidam como recursos serão aplicados
Para garantir que artistas decidam como recursos serão aplicados

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Fernandópolis instituiu, por meio do Conselho Municipal de Cultura, as Câmaras Setoriais que irão definir como será aplicado o recurso previsto para o município no Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). A iniciativa reforça a participação direta dos artistas e trabalhadores da cultura nas decisões sobre o uso da verba federal.
Fernandópolis tem a previsão de receber R$ 518.590,51 da Política Nacional Aldir Blanc. O valor corresponde ao montante total que poderá ser destinado para ações culturais no município, conforme o Plano de Ação enviado para análise do Ministério da Cultura.
Dentro desse planejamento, está prevista a distribuição do valor de R$ 34.039,37 para cada segmento cultural contemplado: música, dança, artes visuais, artesanato, audiovisual e circo. Cada área contará com uma Câmara Setorial própria, responsável por deliberar coletivamente sobre a aplicação dos recursos.
O secretário municipal de Cultura e Turismo, Rubens Lopes, explica que o objetivo é colocar a decisão nas mãos de quem realmente vivencia cada área artística. “Quando era a Secretaria que concentrava o maior poder de definir o destino das verbas, era comum surgirem questionamentos. Nesta gestão, estamos devolvendo o poder aos verdadeiros representantes de cada segmento. São eles que saberão como o valor destinado pode fortalecer o setor”, afirmou.
A divisão igualitária entre os segmentos culturais surgiu após uma ampla consulta pública, que envolveu reuniões do Conselho Municipal de Cultura e audiências abertas à população. Esse processo participativo passou a ser regra da Política Nacional Aldir Blanc, que determina que a comunidade cultural opine diretamente antes da aplicação dos recursos.
Reuniões das Câmaras Setoriais – Alertamos que é fundamental a presença dos artistas e proponentes de cada área.
A Secretaria reforça que somente com a presença dos moradores de Fernandópolis que atuam em cada segmento será possível definir, de forma democrática, como a verba será utilizada. As decisões tomadas nessas reuniões orientarão diretamente os editais do Ciclo 2.
Câmara Setorial de Música
08 de dezembro de 2025, às 20h
Corporação Musical de Fernandópolis
Rua Espírito Santo, 826 – Centro – CEP 15600-046
Câmara Setorial de Dança
12 de dezembro de 2025, às 20h
Prefeitura Municipal de Fernandópolis (local interno a definir)
Rua Porto Alegre, 350 – Jardim Santa Rita – CEP 15610-024
Câmara Setorial de Artes Visuais
11 de dezembro de 2025, às 19h
Prefeitura Municipal de Fernandópolis (local interno a definir)
Rua Porto Alegre, 350 – Jardim Santa Rita – CEP 15610-024
Câmara Setorial de Artesanato
08 de dezembro de 2025, às 16h
Casa do Artesão
Rua Brasil, 1930 – Centro – CEP 15600-000
Câmara Setorial de Audiovisual
10 de dezembro de 2025, às 19h
Prefeitura Municipal de Fernandópolis (local interno a definir)
Rua Porto Alegre, 350 – Jardim Santa Rita – CEP 15610-024
Câmara Setorial de Circo
09 de dezembro de 2025, às 17h30
Prefeitura Municipal de Fernandópolis (local interno a definir)
Rua Porto Alegre, 350 – Jardim Santa Rita – CEP 15610-024
Com a criação das Câmaras Setoriais, a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo reafirma seu compromisso com a transparência, a participação social e a construção conjunta das políticas culturais, garantindo que os investimentos atendam verdadeiramente às demandas dos artistas fernandopolenses.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis