OUVIDORIA

Ouvidoria agilizada solucionou 70% das demandas a curto prazo

Ouvidoria agilizada solucionou 70% das demandas a curto prazo

Equipe encontrou 800 demandas não-solucionadas, hoje são 74

Equipe encontrou 800 demandas não-solucionadas, hoje são 74

Publicada há 7 horas

Foto: Divulgação / Fonte: PMF

Da Redação

Quando o prefeito de Fernandópolis, João Paulo Cantarella, anunciou em abril de 2025 o nome da nova Ouvidora Municipal – Nilva Garcia de Oliveira – houve quem duvidasse que uma mulher daria conta daquela pasta. O argumento era o de que ela engloba também a Defesa Civil, que atende, entre outras ocorrências, incêndios e desastres naturais.

Entretanto, a nova Ouvidora calçou literalmente as botas e se jogou ao trabalho – tanto o burocrático quanto o de campo. Formou patrulhas rurais, conseguiu verbas para a Defesa Civil, pôs em ordem de marcha o caminhão-pipa da frota municipal, e reduziu o tempo de atendimento das demandas dos munícipes: hoje, 70% das solicitações são atendidas em curto prazo, enquanto as restantes, por terem natureza mais complexa, estão devidamente encaminhadas.

Isso traduzido em números significa que Nilva e sua equipe encontraram pela frente nada menos que 800 demandas não-solucionadas. Agora, esse número caiu para 74. “Conseguimos diminuir bastante o tempo de resposta”, disse a Ouvidora.

Aos poucos, esse preconceito vai sendo superado. Tanto que, no último dia 5 de dezembro, ela recebeu do Rotary Club 22 de Maio a condecoração de “Profissional do Ano”. Consta do documento da homenagem que a premiação se deu “pela excelência profissional, geração de resultados, qualidade de seu trabalho, relevância e impacto social no município de Fernandópolis”.

A Ouvidoria também conquistou para Fernandópolis o título de “Município Resiliente”, uma importante etapa do Programa Município VerdeAzul (PMVA), do Estado de São Paulo, que certifica e premia cidades por boas práticas de gestão ambiental.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis

últimas