ADMINISTRAÇÃO
Secretaria de Planejamento se destaca com regularização fundiária de 26 famílias
Secretaria de Planejamento se destaca com regularização fundiária de 26 famílias
Para 2026, a Secretaria está alinhando novos projetos para Fernandópolis
Para 2026, a Secretaria está alinhando novos projetos para Fernandópolis

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
“Planejar para crescer é o nosso jeito de fazer”. Esse slogan tem acompanhado o noticiário produzido pelo setor de comunicação da Prefeitura de Fernandópolis. Ele nasceu da filosofia administrativa, que é adepto da escalação de técnicos competentes em cada uma das secretarias municipais – enfim, a chamada pessoa certa no lugar certo.
No curso de 2025, o secretário Neto Medeiros conduziu importantes projetos, como a criação do Programa Vozes, que se constituiu de uma série de oito audiências públicas, realizadas entre 11 de junho e 4 de agosto, em Brasitânia e todas as regiões do perímetro urbano de Fernandópolis.
A partir dessas oitivas da população, a secretaria reuniu subsídios para a efetivação do Orçamento Participativo de Fernandópolis, já que nele estão embutidos os anseios, aspirações e reais necessidades da população do município.
O mesmo se pode dizer em relação ao Plano Plurianual, referente aos anos de 2026 a 2029. A partir de 1º de janeiro, a atual gestão passa a trabalhar com um orçamento estabelecido por suas próprias diretrizes e conceitos administrativos.
Já o Programa Cidade Legal, que trata da séria questão da Regularização Fundiária – um problema crônico na realidade brasileira – deu importantes saltos no ano de 2025. Feito em parceria com o governo de São Paulo, o programa auxilia os municípios na regularização de núcleos habitacionais e outras demandas, com o cadastro social que ajuda a mapear cada situação.
Destacada para a função, a servidora Carla Vieira Gomes cadastrou os ocupantes de uma área privada de 13.901,96 m2, situada em região nobre de Fernandópolis. Nessa área, funcionou vários anos atrás a empresa do Grupo Fasolo, um curtume. Com a liquidação judicial da empresa, a área foi ocupada por várias famílias.
Depois de décadas de insegurança jurídica, o Planejamento notificou os moradores para fazer o cadastramento. Vinte e seis famílias, das 29 notificadas, aderiram, e no último dia 12 de dezembro, receberam das mãos do prefeito João Paulo Cantarella os respectivos títulos de domínio.
Outra importante ação da Secretaria Municipal do Planejamento foi o alinhamento da PPP (Parceria Público-Privada) da Iluminação Pública e Serviços Digitais, importante interferência de modernização no sistema. A parceria envolve a Prefeitura, a Caixa Econômica Federal e o Consórcio BFI Luz, responsável pelos estudos técnicos.
Deverá acontecer a substituição da iluminação existente por lâmpadas LED, mais econômicas e eficientes, com telegestão em tempo integral para monitoramento e reparo de falhas. Tudo isso aliado à redução do consumo de energia, aumento da segurança nas ruas e dinamização da economia local com a geração de empregos e a criação de uma infraestrutura tecnológica sólida para expansão de serviços digitais.
Para 2026, o Planejamento já está alinhando projetos que certamente modernizarão a gestão pública nos mais diversos setores – sem improvisações, e sim com base científica. Afinal, a Secretaria Municipal de Planejamento respeita o slogan que inspirou.

Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis