EDUCAÇÃO

66% dos universitários endividados já cortaram itens básicos para pagar mensalidade, revela Serasa

66% dos universitários endividados já cortaram itens básicos para pagar mensalidade, revela Serasa

48% tiveram que trancar o curso por não conseguir pagar as mensalidades

48% tiveram que trancar o curso por não conseguir pagar as mensalidades

Publicada há 1 hora

Foto: Ilustração / Fonte: ABr

Da Redação

48% dos estudantes tiveram que trancar o curso por não conseguir pagar as mensalidades em dia;

89% consideram muito importante quitar essa dívida;

85% são os responsáveis sozinhos pela despesa da universidade;

Desemprego lidera entre as principais razões de dívidas com instituições de ensino;

O início do ano marca o período de rematrículas nas universidades. É um momento de planejamento e continuidade dos estudos, mas que também acende um alerta: de acordo com uma pesquisa da Serasa em parceria com o Instituto Opinion Box, 66% dos estudantes com dívida ativa junto a instituições de ensino já deixaram de comprar itens básicos, como alimentação, transporte, água e entre outros para conseguir pagar a mensalidade.

Outro dado preocupante revela que 48% dos que têm dívidas universitárias trancaram o curso por não conseguirem pagar as mensalidades em dia. Além disso, 26% revelam que tiveram problemas de concentração nas aulas por não conseguir pagar as mensalidades em dia e não quitar essa pendência, mostrando que essa questão atrapalha também o rendimento dos alunos.

Apesar das dívidas, estudantes buscam quitar pendências 

Entre os universitários endividados, 89% consideram muito importante quitar a dívida com a instituição de ensino. Quando questionados dos principais motivos do endividamento com as instituições, 28% destacam desemprego, 21% revelam que precisaram priorizar outras contas, 10% tiveram redução na renda e 9% comentam que foi devido a desorganização financeira.

A inadimplência se prolonga no tempo: 61% das dívidas com instituições de ensino estão pendentes há mais de um ano, sendo que dessas, 18% já ultrapassam cinco anos. Em 71% dos casos, o valor em aberto pode chegar a até R$ 5 mil.

A dívida também afeta o bem-estar dos universitários: 91% afirmam que a situação impactou de alguma forma a sua saúde mental. Para a especialista da Serasa, quitar as dívidas é um passo fundamental para que o estudante consiga seguir sua trajetória acadêmica com mais tranquilidade. “Quando a preocupação financeira é reduzida, há mais espaço para focar nos estudos, preservar a saúde mental e planejar o futuro com segurança”, afirma Rodrigo Costa, especialista da Serasa em educação financeira.

Serasa Limpa Nome ajuda alunos a retomar os estudos sem pendências

Ainda assim, há esperança: 57% deles pretendem retomar os estudos ainda neste ano. Com o objetivo de auxiliar os universitários a regularizar as pendências, a Serasa se une a mais de 78 instituições de ensino e oferece mais de 7,4 milhões de ofertas disponíveis em todo Brasil. Instituições como Anhanguera, Estácio, Pravaler se juntam ao programa.

Em São Paulo, mais de 530 mil estudantes podem negociar suas dívidas com até 90% de desconto a partir da plataforma Serasa Limpa Nome. Ao todo, são mais de 1,6 milhão de ofertas disponíveis.

Para conferir as ofertas e condições disponíveis na plataforma Serasa Limpa Nome, estudantes e demais consumidores com dívidas no setor educacional podem consultar os canais oficiais da empresa e negociar de forma online:

Metodologia

Pesquisa realizada pelo Instituto Opinion Box entre 19 de dezembro de 2025 e 05 de janeiro de 2026, com 936 entrevistas online com universitários com dívidas em aberto por todo o Brasil. Margem de erro de 2,7 pontos percentuais.

últimas