SAÚDE
Fernandópolis registra queda nos casos de dengue e inicia vacinação dos agentes de saúde
Fernandópolis registra queda nos casos de dengue e inicia vacinação dos agentes de saúde
De 3.251 casos registrados em janeiro do ano passado para 31 casos confirmados neste ano
De 3.251 casos registrados em janeiro do ano passado para 31 casos confirmados neste ano

Foto: Divulgação / Fonte: PMF
Da Redação
O auditório do Paço Municipal recebeu, na manhã desta sexta-feira (13), um importante evento que marcou o encerramento do mutirão de combate à dengue e o início da vacinação dos agentes comunitários de saúde e de endemias.
O Ministério da Saúde iniciou, nesta semana, a vacinação contra a dengue voltada aos profissionais da Atenção Primária. Em Fernandópolis, a imunização contemplou os agentes que atuam diretamente nas residências, realizando vistorias e orientando a população sobre prevenção e combate ao mosquito transmissor.
O secretário municipal de Saúde, José Martins, destacou e agradeceu o empenho das equipes. “Vocês estiveram na linha de frente. Hoje, a vacinação é destinada àqueles que batem de porta em porta, visitam as pessoas, mobilizam a população e oferecem toda a orientação. Nosso agradecimento a todos que estão aqui”, afirmou.
Durante o mutirão, 32 mil imóveis foram vistoriados no município. O prefeito João Paulo Cantarella, acompanhado do vice-prefeito Marcos Mazeti, também participou do evento. Em seu pronunciamento, relembrou as ações de zeladoria realizadas ao longo do ano passado, que contribuíram para a redução expressiva dos casos de dengue.
Segundo dados apresentados, o município saiu de 3.251 casos registrados em janeiro do ano passado para 31 casos confirmados neste ano. “Foi um trabalho conjunto, e reconhecemos todo o esforço de vocês. No ano passado, por meio do programa Cidade Limpa, recolhemos 900 toneladas de resíduos, o que também auxiliou na diminuição dos casos. Sabemos que ainda há muito a ser feito, mas seguimos empenhados em avançar cada vez mais. Obrigado pelo trabalho de cada um que não mediu esforços para que esses números diminuíssem”, declarou o prefeito.
Além da Ouvidoria Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde passou a contar com uma ouvidoria própria. De acordo com a equipe, diversos munícipes entraram em contato para elogiar a atuação dos agentes durante os 30 dias de mutirão.
Ao final do evento, foi realizada a vacinação dos profissionais. A vacina, desenvolvida pelo Instituto Butantan, é de dose única, tetravalente e 100% nacional. Em breve, o imunizante também estará disponível para a população.
Também participaram os vereadores Jeferson da Unifef e Carlos Cabral e o presidente do Sindicato dos Servidores, Claudinei Senha.
Fonte: Secretaria de Comunicação de Fernandópolis