SAÚDE
Programa ‘Farmácia Popular’ é oferecido em mais de 30 estabelecimentos
Programa ‘Farmácia Popular’ é oferecido em mais de 30 estabelecimentos
Projeto do governo federal complementa a distribuição de medicamentos oferecidos pela rede pública municipal
Projeto do governo federal complementa a distribuição de medicamentos oferecidos pela rede pública municipal
Com a aprovação dos usuários, a Farmácia Municipal de Fernandópolis atende há 15 dias em novo endereço, um local de fácil acesso, na área central da cidade. Ao todo, são oferecidos à população mais de 200 tipos de medicamentos, gratuitamente. Em complemento ao programa municipal, os usuários da rede pública de saúde também são beneficiados, de forma complementar, com o fornecimento de medicamentos do programa “Aqui Tem Farmácia Popular”, um projeto do governo federal, oferecido desde 2012, que tem como objetivo disponibilizar medicamentos gratuitos à população por meio da rede privada de farmácias.
Em Fernandópolis, mais de 30 farmácias, em diferentes bairros, estão cadastradas e oferecem medicamentos através do programa “Farmácia Popular”. No total, são 25 tipos de remédios, 14 deles gratuitamente e o restante com desconto de até 90%. Entre os medicamentos disponibilizados de forma gratuita estão os utilizados para o tratamento de hipertensão, diabetes, asma e anticoncepcionais. Já para o tratamento de doenças como Dislipidemia (colesterol alto), osteoporose, doença de parkinson, glaucoma e reniti, os descontos podem atingir até 90%. Para retirar os medicamentos, o paciente deve apresentar o documento de identidade, CPF e receita médica.
A prescrição médica pode ser emitida tanto por um profissional da rede pública de saúde quanto por médicos que atendem em clinicas ou hospitais particulares. O programa também fornece fraldas geriátricas para incontinência e para pacientes acamados com desconto que podem chegar a 90%. “O Programa ‘Farmácia Popular’ é um importante complemento para a saúde pública do nosso município. É importante que a população saiba que temos uma ampla lista de remédios oferecidos gratuitamente, já aqueles que não dispomos, muitas vezes, pode ser adquirido gratuito, ou a preços bem acessíveis, também em farmácias particulares e conveniadas.
Vale ressaltar que as farmácias que fazem parte do programa estão identificadas em sua fachada com os dizeres “Aqui Tem Farmácia Popular”. Em caso de dúvidas sobre o programa, baste procurar uma farmácia próxima de sua residência ou procurar o farmacêutico de sua Unidade de Saúde, que lhe dará orientações”, explicou Vitor Paulo de Oliveira, coordenador da assistência farmacêutica do município.

Medicamentos gratuitos ou com desconto de até 90% são oferecidos na farmácia popular