Por Jorge Pontes
Um simples requerimento gerou uma discussão acalorada entre os vereadores Chico Arouca e Arnaldo Pussoli, com participação especial de Gustavo Pinato, provando que a “política” de fato já começou. Sem nenhum projeto em pauta, a mesma foi invertida e os requerimentos e indicações votados em bloco, tudo isso para ganhar tempo, em virtude do aniversário do vereador Ademir de Almeida.
Assim, Chico Arouca pediu destaque para um de seus requerimentos, àquele que pedindo informações objetivando esclarecer como estão sendo realizados os serviços de conservação e manutenção das academias ao ar livre do município e com que frequência. O vereador chegou a levar uma peça de metal à tribuna que, segundo ele, seria a forma ideal para ser feita a fim de reforçar e evitar que os equipamentos instalados se quebrem com tanta facilidade e frequência. “Eu peguei essa peça aqui e refiz a base dela do jeito que deve ser feito. Quero que levem para o Mazinho (secretário de Infraestrutura da Prefeitura) para ver como deve ser. Já cansei de cobrar estas academias”, cobrou Chico.
O vereador Chico Arouca levou à tribuna a peça reformada por ele
Pussoli se irritou com as cobranças e criticou os equipamentos, destinados pelo deputado estadual Sebastião Santos, do PRB, partido de Chico Arouca. “Muitos equipamentos se quebram porque tem gente que vai lá e sobe igual um cavalo, aí quebra mesmo. Mas, também é porque é muito porcaria. Dá isso a Prefeitura de presente e agora dá nisso”, esbravejou Pussoli, sendo interrompido por Chico, que entendeu o recado, sendo uma insinuação de um possível “estelionato político”.
“Agora o senhor me provou que realente não sabe de nada. Estes equipamentos são todos iguais de qualquer outra cidade. Não tem essa de bom e ruim. O senhor não de nada. Não é porcaria. As academias são lindas”, disse Chico, ainda batendo boca paralelamente a Pussoli.
Vereador Arnaldo Pussoli perdeu as estribeiras ao dizer que academias doadas por deputado do partido de Chico são porcarias
Na sequência, Gustavo Pinato se dirigiu ao microfone de aparte e não deixou barato as críticas de Pussoli. “Boas são as academias que o PT deu. Ele (Arnaldo) até sal do partido de tanta vergonha”, disse Gustavo em tom de ironia.
Durante a sessão, que acabou não economizando tanto tempo assim, as Declarações de Veto da prefeita Ana Bim – à lei Antinepotismo e lei de ações de fiscalização à Dengue-, não entraram na pauta por falta de parecer jurídico da Câmara Municial e seguem sem previsão para apreciação. André Pessuto disse que os Vetos deverão ser votados na próxima sessão ordinária, no dia 19.
Na sessão desta terça-feira (12) ainda foram aprovados outros 16 requerimentos e sete indicações. Além do projeto que reconheceu a Associação Pelos e Patas como entidade de utilidade pública municipal, o Projeto de Lei 47/2016 que dispõe desafetação e alienação de imóvel também entrou por dispensa de formalidades e foi aprovado pelos vereadores.