EDUCAÇÃO

Meio Ambiente apresenta ‘Instalação Modelo de Sustentabilidade’

Meio Ambiente apresenta ‘Instalação Modelo de Sustentabilidade’

Medidas adotadas na sede da Secretaria Municipal reduziram consideravelmente o consumo de energia elétrica

Medidas adotadas na sede da Secretaria Municipal reduziram consideravelmente o consumo de energia elétrica

Publicada há 7 anos

SECOM  


Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental e Agrícola Melvin Jones estiveram na “Instalação Modelo de Sustentabilidade” da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis. Eles foram apresentados às ações sustentáveis realizadas no local.


Com o intuito de diminuir os impactos ambientais provenientes da construção civil, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Fernandópolis busca o equilíbrio entre as áreas naturais e construções, utilizando ações que reduzam a geração de resíduos e otimizem o consumo de materiais e energia, preservando o ambiente natural.

Esta “Instalação Modelo de Sustentabilidade” é uma série de medidas adotadas dentro da própria Secretaria de Meio Ambiente. São ações de adequação ao clima do local, com o intuito de minimizar o consumo de água e energia elétrica, aproveitando os materiais disponíveis na região, através de reuso ou reciclagem e fazendo a substituição de aparelhos, além da valorização dos elementos naturais no paisagismo.


O prédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente possui um sistema de captação da água pluvial, que é reaproveitada para limpeza da área externa da edificação, para regar a horta e em uma torneira instalada no local para limpeza de equipamentos. Os materiais deste sistema de coleta de água da chuva foram conseguidos através de doação e ele foi executado pelos próprios funcionários da Secretaria.


A iluminação do local é com lâmpadas fluorescentes, garantindo a mesma luminosidade com até cinco vezes mais economia de energia em comparação com a lâmpada convencional. Em breve todas as lâmpadas serão do tipo LED, que são mais econômicas. O estacionamento do prédio tem pavimentação feita com pedriscos de resíduos da construção civil, o que reduz a extração de insumos naturais, retira resíduos que poderiam causar poluição no meio ambiente e reutiliza-os garantindo o mesmo padrão de qualidade oferecido pelas britas basálticas convencionalmente utilizadas.


A estrutura da cobertura da edificação foi executada com eucalipto tratado, material que gera muito menos impacto ambiental negativo. Na área de convivência do prédio foram utilizados toras de madeira encontradas no lixo que foram reutilizados para a fabricação dos móveis do local, produzidos pelos próprios funcionários da Secretaria. Os móveis foram envernizados com material doado e que seria descartado.


Foi realizada também a troca das torneiras de fechamento manual por torneiras de fechamento automático para evitar o desperdício de água. Foram substituídas ainda as bacias sanitárias que funcionam com o sistema de válvula de descarga, por bacias com caixa acoplada, reduzindo o consumo de água de 15 litros por descarga para aproximadamente seis litros por descarga.


No período matutino, ao invés de ligar o ar-condicionado das salas, as janelas e portas são abertas para aproveitar o sistema de ventilação cruzada no ambiente, mantendo o conforto climático dentro da edificação e aproveitando ao máximo a iluminação natural.A água expelida pelo aparelho de ar-condicionado é canalizada por uma mangueira e faz a rega do vaso de plantas.


Ao redor do prédio foram plantadas dezenas de árvores formando um cinturão que envolve toda a edificação, ação que contribui para a purificação do ar, qualidade da água, evita a erosão do solo, contribui para a diminuição da temperatura, retém água da chuva, diminui a poluição sonora, pode produzir frutos, serve de sombra e abrigo, entre outros fatores.


A calçada ao redor do prédio teve sua pavimentação em concreto reduzida para dar lugar à vegetação; com a diminuição da área pavimentada aumenta-se a área permeável do solo.  Foi criada uma horta orgânica pelos funcionários da Secretaria de Meio Ambiente em um local anexo à área de vivência e cuja rega é efetuada com água da chuva armazenada nos reservatórios.


Para a sala do Conselho do Meio Ambiente foi fabricada uma mesa cujo suporte é feito com um carretel de madeira, que é um sistema de suporte para fios, cordoalhas e cabos (elétricos, telefonia e aço), constituído basicamente de discos laterais (flanges), núcleo, fechamento e ferragens e foi doado por uma loja de materiais de construção que iria descartá-lo.


Com a execução das medidas, atingiu-se o objetivo de reduzir consideravelmente o consumo de energia, de água, de insumos naturais e reaproveitar materiais descartados. Após as medidas serem implantadas, o prédio foi aberto à visitação. A Instalação Modelo de Sustentabilidade foi implantada na edificação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e está localizada avenida Litério Grecco, 300 – Vila São Fernando.




Eles foram apresentados às ações sustentáveis realizadas no local 





últimas