SAÚDE
Imprensa nacional destaca qualidade de vida do idoso em Fernandópolis
Imprensa nacional destaca qualidade de vida do idoso em Fernandópolis
Município está na quarta posição na lista dos melhores lugares para envelhecer
Município está na quarta posição na lista dos melhores lugares para envelhecer
SECOM - Prefeitura de Fernandópolis
Fernandópolis é conhecida nacionalmente pelas ações que realiza para manter a qualidade de vida da população idosa. Neste final de semana, A revista ‘Exame’ e o site ‘O Globo’ destacaram o quarto lugar conquistado pelo município no Índice de Desenvolvimento Urbano para Longevidade, elaborado pelo Instituto de Longevidade Mongeral Aegon em parceria com a FGV (Fundação Getúlio Vargas), que aponta as 50 melhores pequenas cidades para envelhecer no Brasil.
O índice verifica as atuais condições de 498 cidades brasileiras e faz a classificação de acordo com sete variáveis: Cuidados de Saúde; Bem-Estar; Finanças; Habitação; Educação e Trabalho; Cultura e Engajamento; e Indicadores Gerais. Cada variável tem o peso estabelecido com base nas principais necessidades da população dessa faixa etária.
Matéria da revista Exame destaca que as cidades que fazem parte desta lista já pensaram em soluções para garantir qualidade de vida para a população idosa que não para de crescer no Brasil. Com cerca de 68 mil habitantes, Fernandópolis tem hoje diversas atividades voltadas a garantir a qualidade de vida do idoso. Na Administração Pública, estes trabalhos dividem-se especialmente entre as secretarias municipais de Assistência Social e Cidadania; e Esportes.
Principais ações voltadas à terceira idade no município:
Assistência Social - Fernandópolis aderiu no ano de 2014 ao Programa São Paulo Amigo do Idoso, idealizado pelo Governo do Estado com o objetivo promover a mobilização regional de diversos setores governamentais e da sociedade, para desenvolver territórios amigáveis a todas as idades, com foco no envelhecimento ativo das pessoas idosas. A fim de estimular os municípios a implantar e ampliar ações voltadas à população idosa.O Programa prevê a certificação do município com três selos: inicial, intermediário e pleno.
Para obtenção do selo inicial Fernandópolis cumpriu as 7 metas previstas, sendo elas:Criar o Conselho Municipal do Idoso; realizar diagnóstico de gestão sobre as políticas voltadas para o idoso; realizar diagnóstico com os idosos do município; incluir ações para garantia dos direitos dos idosos nos planos municipais de saúde e de assistência social; adequar / ampliar a cobertura vacinal de idosos; implantar ações de promoção de saúde e prevenção de quedas para idosos; implantar ações para garantir acessibilidade aos idosos no transporte público municipal.
Cabe ressaltar que o Conselho Municipal do Idoso de Fernandópolis - CMI foi criado em 2003 e tem atuação bastante significativa no município, recebendo e encaminhando denuncias, acolhendo as angustias e sugestões da população e propondo ações que visem à melhor qualidade de vida da pessoa idosa.
Ações e diagnósticos a fim de prevenir quedas e outras situações de risco ao idoso foram viabilizadas via Secretaria de Saúde e a cobertura vacinal corresponde às porcentagens esperadas.
Em relação ao transporte, diversas reuniões foram realizadas pelo Conselho do Idoso e pela Secretaria de Assistência Social com a empresa que realiza o transporte público municipal (auto viaçãoJauense) a fim de que reclamações acerca de atendimento inadequado a idosos fossem sanadas, destas reuniões surgiu um plano de capacitação de funcionários, idealizado pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania para os funcionários da empresa de transporte.
Ainda dentro da Assistência Social, é ofertado em cada território de abrangência dos CRAS (Centros de Referência de Assistência Social) o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, que tem por foco o desenvolvimento de atividades que contribuam no processo de envelhecimento saudável, no desenvolvimento da autonomia e de sociabilidades, no fortalecimento dos vínculos familiares e do convívio comunitário e na prevenção de situações de risco social.
Esporte - A Secretaria Municipal de Esportes e Lazer oferece gratuitamente aos idosos aulas de voleibol adaptado, hidroginástica, ginástica funcional, natação, bocha, malha, 16 academias a céu aberto, tênis de campo e mesa (parceria com a UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade e Clube Casa de Portugal) e participação dos idosos em todos os anos no JORI (Jogos Abertos do Idoso) e JAI (Jogos Abertos do Idoso). O município está implantando ainda o projeto PELC Cidades que vai criar cinco polos de atividades esportivas e culturais no município, que irão atender cerca de duas mil pessoas, inclusive os idosos, as atividades devem começar no mês de abril.
Geral -O serviço público conta ainda com o apoio de entidades como UNATI – Universidade Aberta à Terceira Idade, que atende 200 idosos do município, incentivando inclusive o estudo universitário (há hoje cerca de 30 idosos bolsistas em universidades da cidade, com 50% de desconto); há também vários CCI’s (Centros de Convivência do Idoso), que oferecem atividades de cultura e lazer.
Confira a lista, por cidade e nota, das 10 cidades mais pontuadas no ranking:
1. São João da Boa Vista, SP / 99.82
2. Vinhedo, SP / 99.49
3. Lins, SP / 96.61
4. Fernandópolis, SP / 95.70
5. Tupã, SP / 94.78
6. Votuporanga, SP / 93.92
7. Lajeado, RS / 92.69
8. Itapira, SP / 92.21
9. Rio do Sul, SC / 92.15
10. Bebedouro, SP / 91.11


Com cerca de 68 mil habitantes, município tem hoje diversas atividades voltadas a garantir a qualidade de vida do idoso
