CAMPANHA

Unidades de saúde abrem amanhã para vacinação contra a gripe

Unidades de saúde abrem amanhã para vacinação contra a gripe

Público-alvo da campanha deve procurar as unidades das 8 às 16h

Público-alvo da campanha deve procurar as unidades das 8 às 16h

Publicada há 8 anos

SECOM


Amanhã, dia 13, será de vacinação em Fernandópolis. No conhecido dia “D”, ficarão abertas das 8h às 16h as salas de vacina de todas as unidades de saúde do município, inclusive a Central de Saúde, para a campanha contra a gripe. Fazem parte do grupo que deve ser imunizado professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas, crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos, pessoas com 60 anos ou mais, mulheres que tiverem dado à luz há menos de 45 dias, trabalhadores de saúde, indígenas, portadores de doenças crônicas não transmissíveis ou pessoas com condições clínicas especiais, adolescentes e jovens que cumprem medidas socioeducativas, presos e funcionários do sistema prisional. Por enquanto, a adesão à campanha é considerada baixa no município, com cerca de 60% do público alvo imunizado; 10.800 doses da vacina foram aplicadas. A meta

do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 90% desta população, considerada de risco para complicações por gripe. 


Ao procurar as UBSF’s, além da carteira de vacinação, é preciso levar algum documento que comprove estar dentro das condições para ser imunizado; professores precisam apresentar seus holerites. As vacinas desta campanha são trivalentes e protegem contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B (gripe comum). A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. 


Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. Como já citado, é importante destacar que essa vacina também protege contra o tipo ‘H3N2’ do vírus da gripe. Em 2017, foram registrados três óbitos com este tipo de vírus no município de Fernandópolis.  



Sábado será dia de vacinação em Fernandópolis 






últimas