PERCORRERÁ AS
Carreata em prol da doação de medula óssea é neste sábado
Carreata em prol da doação de medula óssea é neste sábado
Campanha quer chamar a atenção da sociedade a respeito da situação de Rafaela Cezar Silva, de 10 anos, diagnosticada há pouco tempo com Leucemia
Campanha quer chamar a atenção da sociedade a respeito da situação de Rafaela Cezar Silva, de 10 anos, diagnosticada há pouco tempo com Leucemia
Por Breno Guarnieri
Amigos e familiares de Rafaela Cezar Silva, de 10 anos, que está à procura de um doador de medula óssea, vão fazer neste sábado (13) uma carreata solidária, em Fernandópolis.
O movimento tem ganhado força nos últimos dias após moradores da região também se mobilizarem com o caso. Rafaela é portador de uma doença chamada Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e está internada em um hospital de São Paulo.
A carreata, que contará com a participação do clube de moto Rota 153, de Votuporanga, diversos ciclistas e automóveis, além de carro de som, sairá, às 9h, do posto de combustíveis Boa Vista, zona norte do município, e percorrerá as principais avenidas e ruas de Fernandópolis. Paralelamente, em Votuporanga, onde mora a família da Rafaela, também será realizada uma carreta para chamar a atenção da população em relação à situação da garota. O movimento sairá da Praça São Bento, às 9h.
Para um dos organizadores do movimento em Fernandópolis, Claudio Azevedo, responsável pelo Projeto “Seja um Herói, Salve Vidas”, é importante que as pessoas se mobilizem e realizem o teste. "O gesto é bem simples, apenas é coletada uma amostra de sangue da pessoa e que pode mudar a vida das pessoas. A procura vem aumentando nos últimos dias, mas é preciso ampliar o número de cadastros, já que a probabilidade de medulas compatíveis é baixa. Queremos mobilizar e divulgar a importância para o cadastro da doação", explica.
Segundo dados do Inca (Instituto Nacional de Câncer), a chance de encontrar uma medula compatível é, em média, de uma em cem mil. Podem doar pessoas entre 18 e 55 anos, com boa saúde.

Movimento busca chamar a atenção das pessoas em relação ao caso da Rafaela Cezar Silva, diagnosticada com Leucemia