SECOM
No próximo dia 18 de maio comemora-se o 17° ano de mobilização no “Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes”, instituído pela Lei Federal 9.970/00. Esse dia foi escolhido porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória(ES), um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Caso Araceli”.
Esse era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade, que teve todos os seus direitos humanos violados. Foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta daquela cidade.O crime, apesar de sua natureza hedionda, até hoje está impune.
E, para celebrar a data, o CREAS-Centro de Referência Especializado em Assistência Social, com o apoio da Prefeitura de Fernandópolis e Secretaria de Assistência Social e Cidadania organiza durante todo esse mês diversas atividades nas escolas da rede pública de ensino, com divulgação através de folders, tablóides, camisetas e outdoor. Até um “jornalzinho” informativo foi impresso para a abordagem do assunto com os alunos.
Na próxima semana, acontecerão cinco “Showlestras” com foco no tema, nos dias 15, 16 e 17, que serão realizadas para crianças e adolescentes atendidas pelos CRAS(Centros de Referência em Assistência Social) e CREAS, e também para as escolas Fernando Barbosa Lima, Saturnino Leon Arroyo, EMEF Melvin Jones e José Belúcio. A “Showlestra” é uma mistura de técnicas teatrais com palestra, feitas por um ator e um palestrante, onde o ator fará cenas sobre o tema abordado e o palestrante discute o comportamento, mostrando enganos e explicando a realidade.
Será realizada ainda uma capacitação no dia 25, às 8h, na Câmara Municipal, para toda a rede socioassistencial, intersetorial, e Sistema de Garantia de Direitos. O evento contará com a presença da palestrante Rosemary Peres Miyahara, que abordará o tema “Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”.As inscrições já podem ser feitas por meio do link https://creaspalestra.eventbrite.com.br. As vagas são limitadas.
VIOLÊNCIA CONTRA MENORES
A coordenadora do CREAS, CalineCebin destaca que a violência sexual praticada contra criança e adolescente envolve vários fatores de risco e vulnerabilidade quando se considera as relações de gênero, raça/etnia, orientação sexual, classe social, e condições econômicas.
“Nessa violação, são estabelecidas relações diversas de poder, nas quais tanto pessoas e/ou redes utilizam crianças e adolescentes para satisfazerem seus desejos e fantasias sexuais e/ou obterem vantagens financeiras e lucros”, acrescenta Caline.
Já o vice-prefeito e secretário de Assistência Social e Cidadania, Gustavo Pinato pede o apoio de todos na campanha. “Queremos sensibilizar todas famílias, escola, sociedade civil, governos, instituições de atendimento, igrejas, templos, universidades, mídia- para assumirem o compromisso no enfrentamento da violência sexual, promovendo e se responsabilizando para com o desenvolvimento da sexualidade de crianças e adolescentes de forma digna, saudável e protegida”, ressalta Pinato.
PROGRAMAÇÃO
15/05- “Showlestra” nas escolas Fernando Barbosa Lima e Saturnino Leon Arroyo
16/05-“Showlestra” nas escolas José Belúcio e Melvin Jones, e na Câmara Municipal, para os usuários dos serviços dos CRAS, CREAS, CAEFA e CEADS
17/05-Palestra/Oficina para familiares atendidos pelo CREAS
18/05-Mobilização nas escolas e unidades de saúde
25/05-Palestra: “Violência Sexual de Crianças e Adolescentes”, destinada aos técnicos da rede de atendimento.
DENÚNCIAS
Para denunciar os casos de abuso e exploração sexual envolvendo crianças e adolescentes, procure o Conselho Tutelar do município ou ligue no “Disque100”.
