01- Olá amigos, um grande abraço. Estamos chegando. Para você que ainda não sabe, eis aqui os clubes que foram campeões regionais nos principais centros esportivos de futebol do Brasil. Em São Paulo deu Timão; Rio de Janeiro, Flamengo; Minas deu Atlético; Gaúcho deu Novo Hamburgo depois de mais de 100 anos de fundação; Paranaense Coritiba; e tem mais...
02- Baiano deu Vitória; catarinense deu Chapecoense; Paraense Paysandu; Goiás deu Esmeraldino e Pernambuco, só pra variar, na primeira partida, na Ilha do Retiro, o Salgueiro arrancou um empate em 1x1 contra o Sport Recife e a segunda partida decisiva será jogada somente no mês de junho em razão dos inúmeros compromissos que o Sport tem em outras competições. Isso quer dizer que... no futebol brasileiro sempre tem que ter uma “baguncinha” para não perder o jeito.
03- Como você acabou de ler, a não ser o Novo Hamburgo e, em caso de vitória, o Salgueiro, que realizou a melhor campanha no pernambucano deste ano, teremos uma só novidade em termos de equipes consideradas pequenas vencerem uma competição regional. E você pode estar se perguntando: “e daí?” Daí que a resposta deve ser: Para que servem os campeonatos regionais?
04- Praticamente para nada ou pouca coisa em dois casos específicos: Para o Corinthians serviu pelo prêmio de cinco milhões de reais para pagar dívidas atrasadas, como salários e premiações para o seu elenco; Para o caixa do Timão nem um centavo e para as federações encherem seus caixas de dinheiro, principalmente vindos de patrocínio em mídia. Enquanto isso, nos times do interior a quebradeira é geral.
05- Pare e pense: Se o Timão que foi campeão paulista com méritos, falemos de passagem, tivesse nesses três meses de campeonato excursionado pelos Estados Unidos, onde o futebol está pegando de vez, Europa, China e pela Ásia, quanto teria faturado, e em dólar. Três ou quatro vezes mais do que o recebido pelo prêmio do paulista. E sendo em dólar americano, em bem menos tempo teria arrecadado trinta ou quarenta milhões de reais e dado muito mais experiência aos seus jovens atletas.
06- O que as datas em compromissos para outras competições com maior e melhor conteúdo estão fazendo com o Corinthians e Ponte Preta chega a ser desumano. O Flamengo também pode estar inserido neste caso, mas o Mengão coloca seus reservas para competições menores. Corinthians e Ponte nem tiveram tempo de comemorar os objetivos e títulos alcançados neste inicio de temporada. Isso é que dá nossos dirigentes ficarem no beija mão de presidentes de Federações e de Confederação Brasileira de Futebol.
07- Neste final de semana tem início o Campeonato Brasileiro das séries A e B. Agora é que começa de verdade o trabalho de comissões técnicas e de treinadores. A competição com vinte clubes obriga a termos 38 rodadas com jogos de ida e volta. Quem tem elenco forte, tem tudo para se dar bem, quem não tem, vai lutar para não cair, ficar na “zona da pasmaceira”, tentar uma vaga na Libertadores ou Sul Americana ou ser campeão.
08- Um detalhe a ser analisado com profundidade, mas em razão do nosso espaço nesta página, temos que ser objetivos neste dia. Será que dará certo jogar como o Corinthians joga, todo na defesa, esperando o adversário Vono, Tato, o eterno craque da Águia, e Gil Cipriano estarão hoje, a partir do meio-dia, na Mesa Redonda do Canal Dez atacar? Só o tempo poderá dizer. Mas em um primeiro momento não dá para acreditar que com elencos modestos isso possa trazer frutos e títulos. Jogar mata-mata é uma coisa, pontos corridos é muito diferente.
09- Nenhum time, por melhor que seja, nem Real Madrid, consegue ganhar todos os seus jogos em casa. Como são 19 rodadas de mando para cada clube, se vencer todos diante de sua torcida, chegará a 57 pontos ganhos. O Palmeiras que fez uma grande campanha em 2016 com o melhor ataque, a melhor defesa e sem nenhum jogador expulso no campeonato, foi preciso chegar a marca de 80 pontos ganhos para erguer o caneco. Nessa conta aí de cima ficam faltando 23. Como eles serão buscados fora de casa? Boa pergunta.
10- Daí pode-se deduzir que se ninguém consegue vencer todas as partidas de mandos, é preciso vencer e empatar fora de casa em uma quantia razoável de jogos. Todos os jogos são considerados pelo menos 10 equipes com chances de ser campeão e isso é vero. E as outras 10 como deverão jogar com as favoritas nos jogos fora de casa? Retranca, e das bravas. Por isso é que ninguém ou quase ninguém consegue vencer todos os jogos em seus domínios. E para não me cobrarem pitacos, este colunista acredita que temos três favoritos disparados para vencerem o Brasileiro de 2017. São eles: Palmeiras, Flamengo e Atlético Mineiro. Guardem este exemplar.
11- Logo mais, ao meio-dia e amanhã, em reprise, na tela do Canaldez da TV Cabo Mix, na internet no www.canaldez.com.br, no Facebook e em nosso aplicativo estaremos fazendo a Mesa Redonda do Futebol, ao lado de Gil Cipriano, nosso PVC, e recebendo Tato, convidado de honra. Até sábado se Deus quiser. Obs: O Corinthians tem apensas a Sul-Americana para chegar à Libertadores de 2018. O São Paulo, nem isso. Sabe por quê? No Brasileirão....esquece!!!