CAPACITAÇÃO

Secretaria da Saúde prepara ação para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Secretaria da Saúde prepara ação para o Dia Nacional de Luta Antimanicomial

Encontro com profissionais é organizado pelo CAPS e NASF

Encontro com profissionais é organizado pelo CAPS e NASF

Publicada há 8 anos

SECOM


Na próxima quinta-feira, 18, Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Secretaria Municipal da Saúde, através do CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), CAPS AD e NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família), promoverá um encontro na Câmara de Vereadores, às 14h, que tem como principal proposta preparar os profissionais da saúde a lidar com o público de pacientes que possuem necessidades especiais em relação à saúde mental.


O evento contará com a participação de médicos, enfermeiros, representantes do CMS (Conselho Municipal de Saúde) e equipes de saúde mental do município, para conscientização e discussões voltadas à data, discutindo temas como o fluxo de saúde mental no município e apresentação de equipamentos. 


A ORIGEM DA DATA

 O Dia Nacional da Luta Antimanicomial foi instituído após profissionais da saúde mental, cansados do tratamento desumano e cruel dado a usuários do sistema

de saúde mental, organizarem o primeiro manifesto público a favor da extinção dos manicômios durante o II Congresso Nacional de Trabalhadores da Saúde Mental realizado em 1987, na cidade de Bauru-SP. Naquela manifestação, nasceu o Movimento Antimanicomial. A proposta é usar este dia para destacar a luta pelos direitos das pessoas com sofrimento mental. Dentro desta luta está o combate à ideia de que se deve isolar a pessoa com sofrimento mental. O Movimento da Luta antimanicomial faz lembrar que como todo cidadão estas pessoas têm o direito fundamental à liberdade, o direito a viver em sociedade, além do direto a receber cuidado e tratamento sem que para isto tenham que abrir mão de seu lugar de cidadãos.




últimas