Assessoria de Imprensa do Detran.SP
Até o fim do mês, a cidade de São José do Rio Preto receberá as atividades da campanha #FocaNoTrânsito, realizada pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran.SP). Em parceria com a prefeitura, APAE e Poupatempo, pedágios educativos com orientações e entrega de kits serão realizados em diferentes pontos do município.
Na sexta-feira, 19/5, durante todo o dia, haverá palestra educativa no Colégio Liceu para formar os alunos e torná-los multiplicadores de boas práticas no trânsito entre amigos e familiares.
Nos dias 20, 22 e 23, respectivamente, o Poupatempo da cidade (Rua Antônio de Godoy, 3.033, Centro) terá distribuição de kits da Campanha #FocaNoTrânsito. No dia 24, a mascote da ação estarána unidade do Detran.SP, na Rua Amália de Vasconcelos Augusto, 800 - Jardim São Marcos.
Na quinta-feira (25), das 9h30 às 10h30, alunos da APAE vão participar de um pedágio educativo para sensibilizar os motoristas e pedestres. A ação terá o apoio da Prefeitura de São José do Rio Preto e da Guarda Municipal.
Todas as iniciativas fazem parte do Maio Amarelo, cor que remete à atenção e, por isso, foi adotada internacionalmente para representar o mês voltado à segurança no trânsito.
De acordo com dados do Infosiga-SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, 94% dos acidentes com mortes são causados por falha humana, como imprudência e desatenção.
Campanha #FocaNoTrânsito – Como o trânsito exige 100% de atenção, não por acaso o mascote da campanha do Detran.SP em parceria com o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é uma foca, porque quem #FocaNoTrânsito vai em segurança. A ação, desenvolvida em diversas cidades do Estado, conta com imagens do animal em várias situações no tráfego. Além disso, "homens-foca" circulam por vários espaços públicos e privados.
"O objetivo da campanha é, de forma bem-humorada, convidar os cidadãos a adotar uma postura mais segura para reduzirmos o número de acidentes e mortes. O trânsito não é feito de veículos, e sim de vidas, que viram estatísticas na maioria das vezes por causa de falhas humanas", alerta Maxwell.
"O ser humano não deve ser o problema, mas a solução. Juntos, podemos tornar nossas ruas e estradas mais humanas e seguras", diz Silvia Lisboa, coordenadora do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito.
Na maior parte das vezes, essas falhas podem ser corrigidas com atitudes muito simples: usar sempre o cinto de segurança, inclusive no banco de trás; nunca dirigir depois de beber; respeitar os limites de velocidade e não usar o celular enquanto você estiver ao volante ou atravessando a rua. Por semana, cada um desses temas será trabalhado — na primeira semana foi a vez do cinto. As ações estarão reunidas no site www.focanotransito.com.br.
Acompanhem a campanha pelas redes sociais do Detran.SP:
https://www.facebook.com/detransp
https://twitter.com/detransp
https://www.instagram.com/focanotransito/