SECOM
Com o apoio das Secretarias Municipais da Cultura e Educação, a Cia “Assim de Repente” realizou na tarde do último domingo (21), uma oficina de teatro no auditório da Secretaria da Educação. O encontro, em parceria com o Projeto Estadual ‘Ademar Guerra’, contou com a presença especial da profissional Valéria Lauand - atriz e diretora da cidade de São Paulo, com participação de professores de arte do ensino regular, diretores e atores que participam da Mostra Estudantil de Teatro. A ação foi a primeira de uma lista de atrações, entre oficinas e workshops, que a Cia “Assim de Repente” e a Secretaria da Cultura esperam realizar em Fernandópolis. “Participamos pelo quarto ano consecutivo do Projeto
Estadual ‘Ademar Guerra’, isso é muito importante, levando-se em conta que ainda não há nenhum curso de formação de atores e profissionais do meio em nossa cidade, então, queremos dividir essas experiências com toda comunidade”, comentou o diretor da Cia, Igor Carrasco.
O PROJETO
O Projeto Ademar Guerra foi criado em 1997 com o objetivo de propiciar orientação artística a grupos de teatro em atividade no interior, litoral e regiões metropolitanas do Estado de São Paulo. Esta ação se dá por meio da contratação de artistas-orientadores para atuarem junto aos grupos selecionados, acompanhando seus projetos de pesquisa e/ou montagem de espetáculos, possibilitando o intercâmbio de informação e experimentação de novas linguagens cênicas para diretores, produtores, atores, cenógrafos, iluminadores e figurinistas. A orientação artística visa a valorização desses grupos, fomentando a formação de público e a vida cultural das comunidades que não dispõem de escolas ou cursos na área artística, fortalecendo assim a produção cultural destas cidades.
Atores participantes da oficina, na tarde do último domingo