SAÚDE

Hospital da região faz o primeiro transplante de coração do ano

Hospital da região faz o primeiro transplante de coração do ano

Este é o 90º transplante de coração desde que o hospital começou a realizá-los, em 2000

Este é o 90º transplante de coração desde que o hospital começou a realizá-los, em 2000

Publicada há 8 anos

Da Redação 


O primeiro transplante de coração do ano em São José do Rio Preto foi realizado na madrugada de terça-feira (23) no Hospital de Base. Este é o 90º transplante de coração desde que o hospital começou a realizá-los, em 2000. O transplantado foi o trabalhador rural aposentado Divino Ribeiro de Almeida, de 61 anos, morador de Tanabi, que recebeu o órgão de uma mulher de 27 anos, vítima de acidente automobilístico e internada havia seis dias num hospital de Campinas. Após a cirurgia, Divino está internado na UTI do Hospital de Base. 


O transplantado tinha uma miocardiopatia chagásica, o que comprometia o funcionamento do coração e o bombeamento de sangue para o corpo. O paciente dependia de medicamentos para que o órgão funcionasse e estava internado na UTI do HB desde 21 de abril e inscrito na fila de transplante desde 26 de abril. Outros três pacientes sob o acompanhamento da equipe do Hospital de Base também aguardam na fila por um órgão compatível.



CORRIDA CONTRA O TEMPO 

Como o órgão era de uma mulher de Campinas, foi feita uma operação de guerra para que ele chegasse em um tempo satisfatório para o transplante. Para que o coração fosse transplantado, entre a sua retirada do doador e o transplante para o receptor devem transcorrer no máximo quatro horas. Para este transplante, foram necessárias 3 horas e 15 minutos desde a retirada no hospital de Campinas até o HB, em Rio Preto, envolvendo transporte por veículos e avião.


Para este transplante, foram necessárias 3 horas e 15 minutos 






últimas