Embora sejam chamadas de acidentes, as tragédias no trânsito poderiam, em sua maioria, ser evitadas. Isso é o que aponta um levantamento do Infosiga SP, banco de dados do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que concluiu que 94% das ocorrências com vítimas fatais são causadas por falhas humanas, como desatenção e imprudência. Ou seja, com uma mudança de comportamento podemos transformar essa gravíssima realidade. Por isso, uma das prio
ridades do Novo Detran.SP, que desde 2011 vem passando por uma ampla reestruturação física e administrativa, é investir fortemente em educação para o trânsito.
Nos últimos meses, já realizamos, em parceria com o Movimento Paulista, projetos bem-sucedidos nessa área como o “No Carnaval você pode virar o que quiser. Só não vire estatística!” e o SP Lounge durante o festival de música Lollapalooza. Agora, neste Maio Amarelo, uma mobilização internacional de conscientização para a redução de acidentes e mortes no trânsito, estamos realizando em todo o Estado a campanha “Foca no trânsito” a fim de alertar a população sobre a necessidade de ter atenção máxima ao dirigir para diminuir esses absurdos 94%. Para chamar a atenção de todos de maneira divertida, a ação conta com imagens de uma foca em várias situações no tráfego de ruas e avenidas. Além disso, “homens-foca” circularão por diversos espaços públicos e privados com a mensagem #FocaNoTrânsito.
Foi uma forma leve e divertida de tratar um tema pesado. São
abordados comportamentos inseguros e irresponsáveis, como não utilizar o cinto de segurança, exceder o limite de velocidade, dirigir após ingerir bebida alcoólica e usar o celular ao volante —todos eles exemplos de falhas humanas no trânsito. Focamos nesses comportamentos, pois infelizmente são bastante comuns. As pessoas, em geral, parecem ignorar o perigo envolvido nesse tipo de conduta. Nesses casos, o menor dos problemas é receber uma multa, como muita gente costuma pensar. A questão é que há milhares de vidas em jogo. No Brasil, 118 pessoas morrem por dia em acidentes por transporte terrestre, o equivalente a um Boeing 737 caindo todos os dias, fora as que ficam com graves sequelas. Portanto, é imperativo mudarmos de atitude, sermos mais responsáveis e conscientes. No trânsito, qualquer distração pode ser fatal.
Somente com a conscientização e o comprometimento de toda a sociedade será possível atingirmos a meta de reduzir em 50% o número de óbitos e acidentes por transporte terrestre até 2020, compromisso que o Brasil firmou com a Organização das Nações Unidas (ONU) para a Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito. Foi com esse objetivo que o governador Geraldo Alckmin criou, em agosto de 2015, o Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, que reúne diversos órgãos governamentais e da iniciativa privada para desenvolver ações pela segurança viária. No Estado de São Paulo, onde o panorama é melhor do que no país, as estatísticas de acidentes e mortes no trânsito vêm caindo gradativamente. Por isso, pedimos a todos os cidadãos que se unam a nós nessa importante campanha por um trânsito mais seguro, humano e cidadão, para que possamos continuar preservando vidas.