Assessoria de Imprensa
A prefeita de Ouroeste, Dra. Lívia, acompanhada da secretária de Saúde, Daniela Santos e da enfermeira, Lana Helena Carnielo, estiveram em Barretos, nesta semana, para a assinatura de renovação do contrato de parceria sobre a prevenção do câncer do colo uterino entre Ouroeste e o Hospital do Câncer.
O programa visa a agilidade no processo de prevenção. Desta forma, a coleta do exame preventivo do câncer do colo do útero (Papanicolau) é encaminhada diretamente para a avaliação no HC, o que garante a confiabilidade dos resultados. Sendo comprovada qualquer irregularidade nos resultados dos exames, o departamento do HC de Barretos já agenda a data e horário para a paciente receber um novo atendimento e fazer os exames comprobatórios. Se a doença for comprovada, neste segundo exame, a paciente passa a receber todo o tratamento necessário através do hospital, tudo de forma gratuita e sem custos para o município.
O programa atende mais de 100 municípios do Brasil, entre eles Ouroeste foi beneficiado. O colo do útero é a porção inferior do órgão, localizando-se no fundo da vagina. A doença ainda mata muitas mulheres no Brasil e é o segundo de maior incidência no país. Mas ele pode ser prevenido. O câncer de colo de útero está ligado ao vírus do HPV (Papilomavírus Humano) e pode ser diagnosticado com um simples exame de Papanicolau, mesmo sem ter nenhum sintoma aparente.

A prefeita Dra. Lívia, a secretária Daniela Santos e a enfermeira Lana Helena Carnielo estiveram em Barretos para a assinatura de renovação do contrato