Por Breno Guarnieri
Desde 2015 os eleitores de Fernandópolis já podem fazer o cadastramento biométrico na Zona Eleitoral da cidade. Porém, o número de pessoas que já procuraram o Cartório Eleitoral para fazer o procedimento ainda é baixo.
De acordo com Luiz Gustavo Motta, chefe de cartório da 150ª Zona Eleitoral, de um total de 50.829 eleitores, apenas 9.286 já fizeram o cadastramento. “No começo do ano tivemos um aumento na procura, porém, atualmente atendemos tranquilamente, mesmo aqueles que não fazem o agendamento prévio. Acreditamos que os eleitores não estão vindo de maneira massiva ainda porque não há uma data final para o cadastramento. Mas orientamos a população a comparecer o quanto antes e ficar em dia com essa obrigação”, afirma.
Luis Gustavo ainda informou que o Tribunal Regional Eleitoral prevê a obrigatoriedade apenas para as eleições de 2020, mas que ainda não sabe como será o sistema no próximo ano. “Nós já sabemos que todos deverão estar cadastrados biometricamente nas eleições de 2020. Ainda não sabemos se nas eleições do ano que vem o sistema será misto ou antigo. Fernandópolis não é um dos municípios que o cadastramento é obrigatório”, salienta.
Para fazer o cadastramento, Luis Gustavo orienta os eleitores. “Os eleitores podem fazer o agendamento pelo site do TRE e comparecerem ao cartório eleitoral com título de eleitor, documento com foto, CPF e comprovante de residência (em seu nome ou no nome dos pais). É importante salientar que, mesmo aqueles que não são obrigados a votar, como idosos acima de 60 anos e analfabetos, é importante comparecerem porque nós fazemos a troca de documento”, explica. O endereço do Cartório Eleitoral de Fernandópolis é Avenida Expedicionários Brasileiros, 638. O horário de atendimento é das 12h às 18h, de segunda a sexta-feira. Para mais informações, o telefone é (17) 3432-1173.

Tribunal Regional Eleitoral prevê a obrigatoriedade apenas para as eleições de 2020