INFORMATIZAÇÃ

Secretaria implanta Prontuário Eletrônico

Secretaria implanta Prontuário Eletrônico

Publicada há 8 anos

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Ouroeste 


A Prefeitura de Ouroeste, através da Secretaria de Saúde, proporcionou um grande avanço tecnológico no setor nesta semana. A prefeita Dr. Lívia Luana e a Secretária de Saúde, Daniela Santos, entregaram tablets aos Agentes Comunitários da Saúde (ACS) e Agentes Comunitários de Edemias (ACE) e novos computadores e impressoras para as Unidades básicas de saúde do Município para implantação do Prontuário eletrônico (PEC e-SUS). Segundo Daniela Santos, a informatização vai integrar as ações de saúde, permitindo o melhor atendimento ao cidadão, uma melhor aplicação dos recursos públicos e o fornecimento de dados para o planejamento do setor. 


Os tablets contém o aplicativo PEC-eSUS, que será alimentado pelos ACS durante as visitas. Até então, os agentes preenchiam manualmente as planilhas e, depois, lançavam os dados no sistema. Agora, como os dados serão preenchidos e lançados apenas uma vez, o que aumenta a produtividade, assim como a qualidade do atendimento – uma vez que os agentes, enfermeiros e médicos terão mais informações sobre o histórico dos pacientes. Outro fator relevante da informatização dos dados é a possibilidade de monitoramento do desempenho dos agentes. A prefeita Dra. Lívia, durante a entrega, parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido e, principalmente, pelas inovações propostas pelos agentes. “Fico muito feliz de vê-los contribuindo com a Saúde do município”.  A secretária Daniela Santos parabenizou a equipe e ressaltou que o trabalho do município está em conformidade com as exigências e orientações do Governo Federal. “Todo o sistema está em conformidade com as exigências do Ministério da Saúde, que estabeleceu como metas a informatização da Saúde e o investimento no trabalho de prevenção, que é exatamente o trabalho dos agentes de saúde”, comentou a secretária. Ouroeste é um dos primeiros municípios a trabalhar com o sistema de Tablets para ACS e ACE.  


O equipamento, que vai dinamizar o trabalho dos profissionais nas comunidades, será usado durante as visitas domiciliares, eliminando o preenchimento de fichas de maneira manual. Os dados coletados nas ruas vão facilitar o planejamento de ações no território, permitindo que a equipe da unidade esteja ainda mais perto dos usuários do SUS da localidade. Os ACS e ACE aprovaram a nova ferramenta de trabalho. Para o ACS Adones os tablets são um avanço para a categoria. “Além de dispensar o preenchimento manual das fichas, o tablet evita o extravio de dados importantes para a unidade de saúde. E o melhor é que temos tudo na palma da mão, basta apenas um clique”, frisou.  Os dispositivos móveis dispõem de um moderno software que indica a localização exata da casa visitada pelo profissional. Desta forma, é possível identificar, por exemplo, se naquele território existe alguma área descoberta pelos serviços de saúde. Ao todo, foram entregues 27 tablets, 21 computadores, 13 impressoras e 3 roteadores.


A prefeita Dra. Lívia, durante a entrega, parabenizou os agentes pelo trabalho desenvolvido e, principalmente, pelas inovações propostas 




A informatização vai integrar as ações de saúde, permitindo melhor atendimento ao cidadão, melhor aplicação dos recursos públicos e o fornecimento de dados para o planejamento do setor 





últimas