INCLUSÃO TuRÍ

Projeto viabiliza ‘Chapada dos Guimarães’ acessível para todos

Projeto viabiliza ‘Chapada dos Guimarães’ acessível para todos

Parque Nacional recebeu a doação de uma cadeira de rodas adaptada para trilhas, que permitirá aos visitantes com dificuldade de locomoção deslocarem-se até o mirante da cachoeira Véu de Noiva

Parque Nacional recebeu a doação de uma cadeira de rodas adaptada para trilhas, que permitirá aos visitantes com dificuldade de locomoção deslocarem-se até o mirante da cachoeira Véu de Noiva

Publicada há 7 anos

Da Redação 


O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Mato Grosso, recebeu a doação de uma cadeira de rodas adaptada para que pessoas portadoras de necessidades especiais ou limitações físicas possam praticar esportes de montanha. A doação foi feita pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (Sbot), seção Mato Grosso, que também deverá reformar em breve o auditório e banheiro do parque, tornando-os acessíveis a pessoas com dificuldade de locomoção. 


A Sbot é colaboradora do projeto Montanha para Todos e escolheu o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães para receber a doação de Julietti, nome carinhoso dado à cadeira adaptada, que foi desenvolvida por Guilherme Simões Cordeiro e Juliana Tozzi, para ajudar a própria Juliana e todas as pessoas com mobilidade reduzida a curtir trilhas de difícil acesso. O projeto Montanha para Todos foi idealizado e desenvolvido por Guilherme e Juliana e tem como objetivo espalhar Juliettis por todo o Brasil, permitindo que pessoas portadoras de deficiência possam realizar atividades na natureza sem qualquer custo. Na Chapada dos Guimarães, a cadeira Julietti ficará com o ICMBio e será usada para permitir acessibilidade de cadeirantes até o mirante da Cachoeira Véu de Noiva, atrativo mais visitado do parque nacional. 


O PARQUE

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é uma unidade de conservação Federal com 33 mil hectares, localizada nos municípios de Cuiabá e Chapada dos Guimarães (MT). Criado em abril de 1989, o parque protege amostras significativas dos ecossistemas locais e assegura a preservação dos recursos naturais e sítios arqueológicos existentes na região, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa.


MAIS INFORMAÇÕES


www.montanhaparatodos. com.br 


www.facebook.com/montanhaparatodos/


http://camelbaktrainingclub.com.br/montanha-para-todos/




Guilherme e Juliana durante o primeiro teste da cadeira de rodas adaptada para trilhas 





últimas