DIVERSÃO SEM P

Incidência de queimaduras causadas por fogos aumenta com festas juninas

Incidência de queimaduras causadas por fogos aumenta com festas juninas

Costumeiramente fogos são soltos por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes, segundo o Corpo de Bombeiros

Costumeiramente fogos são soltos por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes, segundo o Corpo de Bombeiros

Publicada há 8 anos

Por Breno Guarnieri 


Com a chegada do período de festas juninas, o Corpo de Bombeiros de Fernandópolis faz um alerta sobre os riscos de brincadeiras que podem acabar em tragédia. Os incêndios provocados por balões e fogos de artifício causam grandes danos à sociedade e ao meio ambiente. 


Além disso, as condições atmosféricas adversas, como a baixa umidade relativa do ar, também aumentam os riscos destas atividades. 


Apesar de o índice de ocorrências de incêndios e acidentes, em Fernandópolis, causados por fogos e balões ser considerado pequeno, se comparado aos demais, os poucos acidentes podem se tornar graves. 


De acordo com o Corpo de Bombeiros, costumeiramente os fogos são soltos por pessoas inabilitadas, o que aumenta a possibilidade de acidentes. O Estatuto da Criança e do Adolescente proíbe a venda de fogos de artifício que possam causar algum dano para menores. 


As populares bombinhas e os traques podem ser vendidos, pois estão regulamentados. Por outro lado, a venda de bombas, pólvora e rojões para menores pode acarretar em pena de seis meses a dois anos de reclusão. 


Para melhor aproveitar as festas juninas, recomenda-se substituir a brincadeira de fogos por outras mais saudáveis. Mas se a pessoa insiste em usá-los, existem alguns cuidados básicos a serem tomados: 


DICAS DOS BOMBEIROS MILITARES: 


Jamais carregar bombinhas no bolso; 


Nunca acender rojões próximos ao rosto; 


Não reaproveitar bombinhas ou rojões que falharam;


Prender o rojão em uma armação e afastar-se na hora de acender;


Nunca associar bebida alcoólica com o uso de fogos e nem entregar fogos de artifício a crianças, pessoas alcoolizadas ou pessoas inabilitadas para o uso; 


Manter as crianças afastadas do local; 


Compre fogos de artifício apenas em lugares especializados e evite a aquisição junto a camelôs; 


 Atentar para o tipo e a quantidade de pólvora existente no produto, pois
quanto mais pólvora, maior é a periculosidade e potência do mesmo;


Não solte fogos perto de hospitais, sob copas de árvores ou perto de fiações elétricas; 


Nunca aponte para pessoas e verifique se não existem materiais combustíveis nas proximidades; 


Atentar para a classificação por idade e habilitação de cada tipo de fogos de artifício



Fogos de artifício devem ser manuseados com cuidado 






últimas