SAÚDE EM ALERT

Chega a 25 o número de casos de H1N1 no município

Chega a 25 o número de casos de H1N1 no município

Destes, 22 foram confirmados pelo laboratório de referência e três em rede particular

Destes, 22 foram confirmados pelo laboratório de referência e três em rede particular

Publicada há 9 anos

Assessoria de Imprensa


A Vigilância em Saúde, da Secretaria Municipal da Saúde, confirmou ontem (18), mais dois casos de H1N1 em Fernandópolis.  Com estes, o número de registros sobe para 25, dois resultaram em óbitos.


De janeiro até agora foram 57 notificações, 33 descartadas e 02 ainda estão aguardando resultado.


Dos 25 casos confirmados, 22 foram realizados pelo laboratório de referência IAL (Instituto Adolfo Lutz) e 03 por laboratório da rede particular.


A 18ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza H1N1 começa no dia 30 de abril e vai até 20 de maio. Poderão receber a vacina apenas as pessoas incluídas nos grupos prioritários preconizados pelo Ministério da Saúde.

Os grupos são: crianças entre 6 meses e menores de 5 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, indígenas, pessoas com doenças crônicas/imunodeprimidos, pessoas com 60 anos ou mais, população prisional e os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas.


No dia “D”, será dada prioridade para idosos, gestantes e crianças da faixa etária estipulada. Os profissionais da saúde receberão as doses a partir do dia 02 de maio.


H1N1: Como evitar?


A primeira medida e a mais importante: lave as mãos. Tente permanecer saudável dormindo bem, praticando atividade física, controlando seu stress, bebendo muito líquido e preferindo alimentos nutritivos.

Tente não tocar superfícies que podem estar contaminadas com o vírus da gripe. Evite contato próximo com pessoas doentes.

Cubra o nariz e a boca com um lenço de papel quando tossir ou espirrar, jogando o lenço no lixo após o uso.

Lave as mãos com freqüência, usando água e sabão, especialmente após tossir ou espirrar. Produtos para desinfecção das mãos à base de álcool também são eficientes.

Evite tocar seus olhos, nariz ou boca. Os germes se transmitem dessa maneira.

- Tente evitar contato próximo com pessoas doentes.

Se você contrair a influenza, o CDC recomenda que fique em casa, evitando ir ao trabalho ou à escola. Evite contato com outras pessoas, para não infectá-las.




últimas