ACHOU ALGUM LIV

Iniciativa 'espalha' livros em Fernandópolis para incentivar a leitura

Iniciativa 'espalha' livros em Fernandópolis para incentivar a leitura

Objetivo é que outra pessoa encontre, leia e repita o gesto, criando uma corrente do saber; cada exemplar deixado nas ruas é acompanhado por bilhete de estímulo

Objetivo é que outra pessoa encontre, leia e repita o gesto, criando uma corrente do saber; cada exemplar deixado nas ruas é acompanhado por bilhete de estímulo

Publicada há 6 anos

Por Breno Guarnieri 


Para celebrar o hábito da leitura, uma moradora de Fernandópolis apaixonada por literatura resolveu espalhar livros pela cidade. A ideia é levar às pessoas nas ruas alguns títulos de bibliotecas e facilitar a leitura diária. Em duas semanas, ela já deixou 20 obras em cinco bairros.


A responsável pela ação é a fisioterapeuta Fabiana Novaes, 29 anos. Além da profissão, a jovem tem o sonho de mudar um pouco o dia de alguém com livros, sem deixá-los empoeirar em uma prateleira e sim espalhando-os por lugares bacanas por onde pessoas passam. “Se as pessoas não vão até os livros, eu levo os livros até as pessoas”, salientou.


À Reportagem de “O Extra.net”, ela contou que se inspirou em projetos desenvolvidos na região para colocar a ideia em prática e arrecadar os livros. Alguns exemplares faziam parte de sua coleção e outros foram doados por parentes e amigos. Uma vez entregues a ela, os títulos são embalados em plásticos para evitar que se deteriorassem com a chuva e cada um ganhou um bilhete de incentivo: “você que achou este livro. Agora ele é seu. Leia e depois esqueça em outro lugar. Obrigada”.


De acordo com Fabiana, natural de São Paulo, mas fernandopolense de coração, os livros já foram deixados nos bancos de várias praças do município e no Terminal Rodoviário de Passageiros. “Eu adoro livros, adoro ler e gostaria que muita gente fizesse o mesmo para aprender um pouco mais e para ter mais noção da vida”, diz a fisioterapeuta, que ainda salientou: “há pessoas que não têm condições de comprar um livro e, quando você o passa, dá o direito de outras pessoas aprenderem também”.


REGIÃO

Jales participa de um projeto de incentivo à leitura. Além de convocar os jalesenses para abandonar os livros, a Biblioteca Pública irá espalhar cerca de 50 livros pela cidade. Estrela d'Oeste também participará do projeto "Esqueça um livro, espalhe conhecimento". Com apoio da Secretaria Municipal de Educação, livros serão espalhados nos mais diversos cantos daquela cidade.


Em duas semanas, 20 livros foram “abandonados” em cinco bairros de Fernandópolis 






últimas