SECOM
O CADIP (Centro de Atendimento a Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias) de Fernandópolis disponibilizou exames gratuitos de Hepatites B e C para a população na manhã de sábado, 12, na Praça Joaquim Antônio Pereira, no Centro da cidade. Foram atendidas 138 pessoas, sendo confirmados dois casos de hepatite C, para o restante o resultado foi negativo.
De 2010 a julho de 2017, o CADIP confirmou em Fernandópolis 243 casos de Hepatite B e outros 139 do tipo C. O diagnóstico da doença é feito na hora e o teste rápido é disponibilizado nas unidades de saúde do município e também no CADIP. Quanto mais cedo a pessoa começa o tratamento, melhor para evitar as suas complicações.
No Brasil, as hepatites virais mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Milhões de pessoas são portadoras dos vírus B ou C e não sabem. Elas correm o risco de as doenças evoluírem (tornarem-se crônicas) e causarem danos mais graves ao fígado, como cirrose e câncer. Por isso, é importante ir ao médico regularmente e fazer os exames de rotina que detectam a hepatite.
A hepatite é uma inflamação no fígado que, dependendo do agente que a provoca, pode ser curada apenas com repouso, requerer tratamentos prolongados, ou mesmo um transplante de fígado quando se desenvolvem complicações graves da cirrose como a falência hepática, ou o cancro no fígado, que podem levar à morte.
Hepatite B e Hepatite C:
Os vírus da hepatite tipo B (HBV) e tipo C (HCV) são transmitidos sobretudo por meio do sangue. Usuários de drogas injetáveis e pacientes submetidos a material cirúrgico contaminado e não-descartável estão entre as maiores vítimas de hepatite, daí o cuidado que se deve ter nas transfusões sanguíneas, no dentista, em sessões de depilação ou tatuagem. O vírus da hepatite B pode ser passado pelo contato sexual, reforçando a necessidade do uso de camisinha. Frequentemente, os sinais das hepatites B e C podem não aparecer e grande parte dos infectados só acaba descobrindo que tem a doença após anos e muitas vezes por acaso em testes para esses vírus.


O diagnóstico da doença é feito na hora