PREVENÇÃO
Saúde inicia distribuição de repelentes para gestantes do município
Saúde inicia distribuição de repelentes para gestantes do município
Todas as mulheres grávidas atendidas pelas Unidades de Saúde de Fernandópolis receberão o produto
Todas as mulheres grávidas atendidas pelas Unidades de Saúde de Fernandópolis receberão o produto
SECOM
Apesar da diminuição acentuada dos casos de dengue no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de Fernandópolis, através da Secretaria Municipal da Saúde, quer prevenir o risco de contaminação de gestantes por doenças como zica, chikungunya, dengue e febre amarela, que são transmitidas pela picada do mosquito Aedes Aegypti e também da leishmaniose, que é transmitida pelo mosquito palha.
Para precaver possíveis casos, no início do mês de agosto a secretaria iniciou a distribuição de repelentes para todas as grávidas atendidas nas unidades de saúde do município e cadastradas na rede pública. Para receber o produto, evitando qualquer contagio com doenças que podem comprometer a saúde da futura mamãe e do bebê, as gestantes devem fazer o pré-natal corretamente nas unidades de saúde.
MEDIDA IMPORTANTE
O uso do repelente é de grande importância para evitar picadas de insetos, em especial no período gestacional, pois doenças como zica, chikungunya, dengue e febre amarela podem ser responsáveis por graves alterações de saúde no feto, principalmente quando a mãe é infectada nas primeiras semanas de gestação. O vírus zica, por exemplo, é uma causa potencial para nascimento de crianças com microcefalia.
“O repelente é, de fato, um mecanismo muito importante e eficaz de prevenção. É indicado usá-lo em áreas mais expostas. Mas existem outras medidas para se prevenir do aedes aegypti, como evitar a exposição nos horários de pico do mosquito (amanhecer e anoitecer) e, na medida do possível, usar as barreiras mecânicas, como roupas de manga longa e calça comprida”, explicou Vitor Paulo de Oliveira, coordenador da Farmácia Municipal.

Repelente é mecanismo eficaz de prevenção de diversas doenças