Marcos Orati

O desafiador autocontrole

O desafiador autocontrole

Por Marcos Orati

Por Marcos Orati

Publicada há 9 anos

Reflita: Pv.25.28: “Quem não tem autocontrole é como uma casa com as portas e janelas caídas” / ou “Como a cidade derrubada, sem muro, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.”


 “Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Gálatas 5:22-23


Você conhece ou já ouviu falar em pessoas com o “pavio curto”? Ou quem sabe você é uma delas? Eu creio que em algum momento da sua vida, mesmo você, que se julga controlada, já esteve em situações de “perder as estribeiras”, como dizia o meu avô. Sim, porque esses momentos existem. 


Então vamos entender o que o Senhor nos diz a respeito. Diríamos que o domínio próprio é o que dá sabor aos relacionamentos, uma vez que na divergência de temperamentos é possível através do amor de Jesus ter um equilíbrio interior e para com as pessoas. 


IMAGINE se todas as pessoas fossem iguais a você? Acredito que o mundo seria sem graça! 


Então, Deus conhecendo a nossa natureza ansiosa, intempestiva, imediatista, deixou mensagens sobre algo tão importante que se chama domínio próprio. E não são poucos versículos, são muitos.
“Pois Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio” (2 Timóteo 1:7). 


Observe que equilibro está ao lado de poder e amor, duas armas poderosas e que devem ser usadas apenas para fazer o bem.Equilíbrio significa domínio próprio. Porque uma pessoa desequilibrada pensa primeiro com o coração e age em seguida com a boca e as mãos. Quando que em decisões importantes, a cabeça tem que funcionar primeiro, o coração acalmar e aí sim, a boca falar. 


Domínio próprio não é algo que se tem do dia para a noite. Mas é algo que se conquista, se exercita e produz decisões assertivas e bênçãos sem medidas. Deus nos quer assim. Muitos se arrebentam na vida devido aos lapsos de descontrole – independente de cor, sexo, raça, status, ou posição financeira!.Quantas relações afetivas desfeitas por palavras duras e ásperas totalmente sem crédito e ditas num momento de impaciência. Quantos pais e filhos afastados por um longo tempo, porque ambos não dominaram as palavras e ações num momento de ira. Se você pensar bem, quanta coisa pode ser evitada se controlarmos nossos sentimentos e impulsos? Se você não os controlar, eles irão controlar você! Imagine ficar refém do seu temperamento? Por isso, permita que a graça e o poder do Espírito Santo controlem suas ações e palavras. E principalmente, controle o seu julgamento. Lembre-se, quem julga é Deus. Quem decide é Deus. Não se antecipe porque você irá se arrepender! Mas como isso é possível diante de situações que nos fazem perder o controle? Pois eu te afirmo: com a ajuda de Deus. Quantos testemunhos existem de pessoas que se transformaram, se tornaram pacientes, tranquilas e justas, apenas pela graça de Deus? 


UMA VERDADE: Aprendemos diariamente! Porque lidar com pessoas é um desafio . Cada uma é diferente da outra. E glória a Deus por isso! Mas há pessoas amáveis e há pessoas amargas. Dóceis e grosseiras. Abençoadoras e destruidoras. Vamos pedir ao Senhor a porção dobrada de calma, amor e atenção para lidar com todas. Jamais quero transformar o meu local de trabalho, a minha casa, a minha vida, numa arena de guerra. E isso cabe somente a mim decidir e agir. l Rm.12.18,21:“18 


Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.21  Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”


POR FIM: Exercite esse domínio. Boas coisas começarão a surgir na sua vida. E será a partir do seu exemplo que outras pessoas poderão mudar também. 


Deus o abençoe!




últimas