Por Beto Iquegami
SANTA CASA: NA MIRA DO MP
Não! Desta vez o motivo não é outra denúncia por ausência ou má qualidade no atendimento; nem mesmo por demorar a prestá-lo ou por falta de especialista na área demanda pelo paciente, mas sim, novamente, decorrente da mesma celeuma que literalmente explodiu na cidade e na região em 2013: a alienação de terrenos doados à entidade e comercializados a particulares. Relembrando, naquela oportunidade, movimentos populares, encampados posteriormente pela vereança, questionou os valores praticados e os critérios adotados para as vendas. Porém agora a situação é um pouco diferente.
NOVAMENTE A VENDA DE TERRENOS
Naquela ocasião, o clamor geral era pela falta de publicidade dos atos da Santa Casa, sobretudo aqueles relacionados às finanças, até porque, além de envolver vultosas somas de recursos públicos, também englobava fatia considerável de dinheiro provindo de ações coletivas da sociedade. Algumas ações foram adotadas, parcas, diga-se de passagem, mas a entrada, na defensiva, da Associação de Amigos, acabou relegando o tema ao obscurantismo. A diferença, agora, é que uma apuração oficial, através do Ministério Público Estadual, eleva o que até então era uma dúvida para, no mínimo, status de suspeita.
DESGASTE MAIS QUE DESNECESSÁRIO
Dessa denúncia demos informações exclusivas no início de março, quando o advogado José Jesus Pizzutto, protocolou-a junto ao promotor Marcelo Antonio Francischette da Costa, curador da Saúde Pública que, por sua vez, repassou-a para Daniel Azadinho, encarregado pelo Patrimônio Público - mais adequado para a questão -. Este, decorrido período de análise, segundo informações circulantes ontem, deve instaurar uma Ação Civil Pública, destinada a apurar tais onerações patrimoniais dos últimos 10 anos. E mais! Além dos valores de venda, quem os adquiriu e, principalmente, qual o destino das receitas apuradas.
ENQUANTO ISSO... A POPULAÇÃO SOFRE
É triste, muito triste, novamente vislumbrarmos o retorno de tal polêmica, até por envolver nomes de qualificada envergadura na cidade, ou seja, provedores daquela época. Pior ainda é que comentários borbulham região afora, precipitadamente arrolando-os como corresponsáveis pela crise financeira da instituição e também pela péssima qualidade dos serviços prestados. Mais angustiante ainda é sabermos que, uma simples explicação pública, sem rodeios e publicizando integralmente os dados, poderia ter tudo isso evitado. Agora a verdade emergirá na integra, mas através da Justiça. Tomará que não sejamos surpreendidos.
PERGUNTAR OFENDE?
- É possível ser a favor do impeachment e contra a CPI da Merenda? Com a palavra os deputados tucanos e similares.
VERGONHA! BALELA SIM; CPI NÃO!

Deputado Estadual Carlos Pignatari
Pimenta nos olhos dos outros não dói! Assertiva mais que verdadeira para o PSDB paulista. Enquanto defende a moralidade e processos de apuração de corrupção a nível federal, por aqui, tendem a empurrar tudo abaixo do tapete. Nesta semana, deputados estaduais preferiram criar o Dia de Ação de Graças Estadual e a Virada Cultural Católica e, com ajuda decisiva do deputado votuporanguense, travaram a pauta para instalação da CPI da Merenda, destinada a apurar desvios em contratos com cooperativas de agricultores familiar. O principal assessor de Alckmin, Edson Aparecido já caiu.
DISPENSA DE VARREDORAS: CADA UM LIMPE SUA RUA!
Polêmica à vista, a prazo e sem desconto! As declarações do prefeito proferidas na última segunda certamente renderão manchetes para os jornais deste final de semana. Tudo começou numa entrevista convocada para confirmar a dispensa de 16 varredouras de ruas, cujos avisos prévios encerrar-se-ão no próximo dia 09. E após isso? Eis a indagação! Veio a resposta. O juiz aposentado (que ainda remanesce na decisão de disputar ou não o pleito em outubro) sugeriu que “cada um cuidassem de suas ruas”. Ele citou alguns casos de moradores que já executam tal serviço. Pronto. Porta aberta para polêmicas, potencializadas ainda mais pela dúvida remanescente: afinal, nos carnes de IPTU, arduamente cobrado, até judicialmente, pela administração municipal, não estaria embutida, direta ou indiretamente, a cobrança da Taxa de Limpeza Pública? A questão já chegou à Câmara jalesense e podem esperar discursos inflamados na próxima sessão, até porque, estes, de olhos na reeleição, certamente não aquiescerão com a decisão de Pedro Callado, que, por sinal, baixa mais uma medida impopular, o que, convenhamos, diminuem suas chances de entrar, para ganhar, na disputa municipal.
APOSTAS DE ATÉ SEIS CANDIDATOS

Ana Bim, prefeita de Fernandópolis
Diante da indefinição da alcaidessa em repleitear a direção da municipalidade, já há “especialistas” políticos cravando a possibilidade de termos até cinco candidaturas em outubro. Da análise superficial surgem os nomes de Ana Bim(?) e Zambon; André Pessuto e Chico Arouca; Carlos Lima e alguém(?); Renato Colombano e Henri Dias junto com PT e talvez o PMDB; Rodrigo Ortunho ou Maisa Rio pelo PSDB e alguém(?) do PP de Fausto Pinato. Podem ter certeza que desse rol teremos composições e o número cairá para três, talvez quatro nomes. Há! Notaram que, de todos, só Ana Bim já foi prefeita?
UM PROCESSO A MENOS PARA PARINI
O TJ-SP confirmou sentença de 1ª instância e manteve a absolvição do ex-prefeito jalesense Humberto Parini, em denúncia da Promotoria Estadual. Trata-se do caso da “Reforma das Praças”, onde era acusado de fraudar licitações na ordem de R$ 31,1 mil. A pena poderia chegar até cinco anos de reclusão. Um problema a menos, de um grande rol de processos que recaem sobre o ex-alcaide.
PREVISÃO LOCAL: AFASTAMENTO!
Unanimidade regional novamente! Após votarem os quatro representantes regionais pelo afastamento - Edinho Araújo, Fausto Pinato, Sinval Malheiros e Rodrigo Garcia -, eis que agora, novamente de forma unânime, preveem o afastamento preliminar da presidente no Senado por 180 dias. Eles avaliam que a oposição já tem votos mais que suficientes para a medida.
ALCKMIN: “OVOACIONADO”
Em meio a denúncias de corrupção a abater seu governo e movimentos de servidores públicos a pressionar por reposições salariais, eis que o governador paulista, pretenso presidenciável, foi literalmente homenageado em uma inauguração em Jundiaí, por um manifestante, que lhe direcionou um ovo, além de “elogiosas” palavras de ordem.
ANTI-NEPOTISMO: AGORA SERÁ PARA VALER!
Vereador e presidente da Câmara Municipal de Fernandópolis André Pessuto
A decisão da vereança foi contundente (até por ser unânime) e agora, logo após a publicação da nova lei mudanças devem ocorrer na administração municipal. Isso porque a Câmara derrubou o veto da prefeita e aprovou a propositura tal como inicialmente prevista. Importantíssimo para a aprovação foi o parecer do Jurídico exposto pelo presidente Pessuto. No vácuo, o projeto de Combate à Dengue, de Gustavo Pinato, também teve o veto derrubado. Também por unanimidade.
2º REPASSE DO FPM CAI 25%: PREFEITURAS NO LIMBO!

Paulo Ziulkoski
Cada vez mais dramática a situação financeira das Prefeituras brasileiras! Dados oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional apontaram que o segundo repasse do mês, aquele que entrou no s cofres municipais na última quarta-feira, 20, caiu espantosos 25,69% no comparativo com o mesmo período de 2015, que, aliás, já não foi grande coisa. No acumulado do ano a queda é de 5,36%. O presidente da CNM, Ziulkoski retomou campanha para reformar o pacto federativo, única saída à vista.
FRASE DA SEMANA
É chorar de vergonha! Simplesmente patético!
Do ex-presidente do STF, Joaquim Barbosa, após acompanhar as declarações de votos dos deputados federais no processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff e assistir tantas homenagens familiares e regionais.