SAÚDE BUCAL

CEO é responsável por atendimentos odontológicos complexos

CEO é responsável por atendimentos odontológicos complexos

Caso o dentista da unidade de saúde de referência aponte a necessidade de especialista, o paciente é encaminhado para o CEO

Caso o dentista da unidade de saúde de referência aponte a necessidade de especialista, o paciente é encaminhado para o CEO

Publicada há 8 anos

SECOM – Prefeitura de Fernandópolis 


As unidades de saúde de Fernandópolis oferecem atendimento odontológico gratuito aos moradores, como orientações de higiene bucal, escovação supervisionada, aplicação tópica de flúor, profilaxias dentárias, restaurações e cirurgias simples. Os procedimentos que não são resolvidos nestes locais, que apresentam maior grau de complexidade e que precisam da atuação de especialistas, são encaminhados pelos profissionais da Atenção Básica para o CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), que realiza atualmente cerca 550 atendimentos por mês.


“É fundamental que a população entenda o procedimento para chegar até o CEO, primeiro é necessário a consulta com o dentista da unidade de saúde e o encaminhamento ocorre somente nos casos necessários, após análise clínica. Não é possível fazer agendamento direto no Centro Odontológico”, explicou Drª Andrea Valéria Silva Pessuto, gerente do CEO em Fernandópolis.


O CEO funciona no município por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo Federal. A unidade conta com especialistas nas áreas de Periodontia; Endodontia; Cirurgia Oral Menor; Estomatologia; Pacientes com Necessidades Especiais; e Prótese. A unidade localiza-se na avenida Rubens Padilha Meato, 923, ao lado da unidade de saúde do bairro Jardim Paraíso.


“A nossa rede municipal para atendimento primário é muito bem servida, com salas para consultas e bons equipamentos. Se a população fizer uma escovação correta, usar regularmente o fio dental, consultar o dentista regularmente e seguir uma alimentação saudável controlando a quantidade de açúcares e carboidratos, possivelmente as consultas com especialistas terão uma procura menor. É fundamental que o morador não deixe para procurar um profissional somente na hora da dor, a prevenção é fundamental”, destacou Drª Karina Gonzalez Câmara Fernandes, coordenadora da Saúde Bucal em Fernandópolis.



Equipe de profissionais do CEO de Fernandópolis 










últimas