INCLUSÃO

Parceria entre município e entidades garante benefícios à população

Parceria entre município e entidades garante benefícios à população

Publicada há 8 anos

SECOM – Prefeitura de Fernandópolis 


A Secretaria de Assistência Social e Cidadania mantêm parcerias firmadas com várias Organizações da Sociedade Civil para a execução de serviços tipificados – de acordo com a Resolução Nacional nº 109 de 11 de novembro de 2009 – ofertados à população fernandopolense com objetivo de enfrentar a vulnerabilidade social.


Entre as entidades que possuem parceria com o município, destaca-se a Associação Comunitária Maria João de Deus e o Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Social “Os Sonhadores”, localizados nos bairros Jardim Ipanema e Jardim Barbosa, respectivamente.


Ambas oferecem o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 6 a 15 anos. O SCFV destinado a essa faixa etária objetiva a participação comunitária e social, bem como, o desenvolvimento do protagonismo e da autonomia dessas crianças e adolescentes, levando em consideração os interesses, demandas e potencialidades dessa faixa etária.

O trabalho é realizado através de experiências lúdicas, culturais e esportivas como formas de expressão, interação, aprendizagem, sociabilidade e proteção social. Nos meses de junho e julho, a Associação Comunitária Maria João de Deus realizou Roda de Conversa sobre Diversidade, através de teatro lúdico com a participação da equipe de trabalho da própria entidade e técnicos do CREAS-Centro de Referência Especializado em Assistência Social.


Além disso, promoveu também atividade intergeracional no Parque Residencial São Vicente de Paulo, em comemoração ao Dia dos Avós, com direito à apresentação de capoeira – que é uma de suas oficinas realizadas. Já o Instituto de Desenvolvimento Pessoal e Social “Os Sonhadores”, dentre as atividades executadas através do SCFV, realizou grupos com as crianças e adolescentes atendidos, onde foram trabalhadas temáticas como cooperação e fortalecimento dos vínculos familiares.


Em uma das atividades propostas em comemoração nacional de Dia dos Pais, os usuários homenagearam familiares que têm papel importante em suas vidas. Além do SCFV, a Assistência Social também conta com o Serviço de Proteção Social Especial para Pessoas com Deficiência e suas famílias executado pela APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Fernandópolis, localizada no Jardim Araguaia.


Este serviço oferece atendimento especializado a famílias com pessoas com deficiência, que possuam algum grau de dependência, e que tiveram suas limitações agravadas por violações de direitos. O serviço tem como finalidade a promoção da autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida das pessoas participantes.


Entre os meses de junho e julho, a entidade realizou atividades que promoveram a convivência social e a troca de experiências através das oficinas de Vivências Ambientais, Atividades de Vida Diária e Prática, Culinária, Informática, Atividades Manuais, Atividades de Conhecimento Corporal, além da realização de grupos socioeducativos e atividades que tiveram como objetivo a integração entre usuário e família.





Entre as entidades que possuem parceria com o município, destaca-se a Associação Comunitária Maria João de Deus e o Instituto “Os Sonhadores” 





últimas