Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Ouroeste
A Secretaria de Saúde do Município de Ouroeste promoveu nesta sexta-feira, (15), uma caminhada pelas ruas e avenidas da cidade pela Campanha Nacional de Valorização da Vida – “Setembro Amarelo” . O mês aproveita o gancho de que 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O município aderiu à campanha e já realizou essa caminhada com faixas, carro de som e com a participação de centenas de pessoas. No próximo dia 28 de setembro a Secretaria de Saúde vai promover ainda uma palestra a partir das 19hrs na Câmara Municipal com o tema “Valorização da Vida” pelo Psicólogo Evaldo Botazzo.
Campanha Setembro Amarelo
As ações foram iniciadas pela Associação Internacional para Prevenção do Suicídio (Iasp) e trazidas ao Brasil pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), referência no atendimento – inclusive remoto – a pessoas em crise, e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). O Setembro Amarelo caminha junto com a campanha Janeiro Branco, que, em um mês em que as pessoas estão mais propensas a renovações, busca vivificar reflexões sobre saúde mental e valorização da vida.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que ocorram, no Brasil, 12 mil suicídios por ano. No mundo, são mais de 800 mil ocorrências, isto é, uma morte por suicídio a cada 40 segundos, conforme o primeiro relatório mundial sobre o tema, divulgado pela OMS, em 2014. Em geral, a vontade de acabar com a própria vida é provocada pela falta absoluta de perspectiva e uma enorme sensação de desamparo e angústia. O que não se destaca é que, na maioria dos casos, o radical desejo é gerado por um quadro de transtorno mental tratável, como depressão, transtorno bipolar afetivo, esquizofrenia, quadros psicóticos graves e transtornos de personalidade, como o borderline.
A Secretaria de Saúde promoveu uma caminhada pelas ruas da cidade pela Campanha Nacional de Valorização da Vida
O município aderiu à campanha com faixas, carro de som e com a participação de centenas de pessoas pela avenida.