SECOM – Prefeitura de Fernandópolis
Uma programação especial foi preparada em Fernandópolis alusiva ao “Setembro Amarelo”. São diversas ações preventivas ao suicídio, realizadas pela Prefeitura de Fernandópolis por meio da Secretaria Municipal de Saúde, Caps II (Centro de Atendimento Psicossocial) e Secretaria Municipal de Esportes e Lazer; Liga de Psiquiatria e Liga de Humanização e Cuidados Paliativos do curso de Medicina da Universidade Brasil; e Fundação Educacional de Fernandópolis.
Nesta quinta-feira, dia 21, às 7h, é realizada uma Passeata de Valorização da Vida, com saída da Praça Joaquim Antônio Pereira. Já às 21h, a programação acontece na FEF (Fundação Educacional de Fernandópolis), com uma Campanha de Valorização da Vida.
Encerrando as atividades, a equipe estará na Feira Livre no próximo domingo, 24, às 8h30, abordando o tema “suicídio e a importância da valorização à vida” com todo público presente. Dentro da programação do “Setembro Amarelo” também foram realizadas palestras com profissionais da saúde, corrida e pedal.
SETEMBRO AMARELO
Hoje, o suicídio no Brasil já faz mais vítimas que a AIDS e mata mais do que vários tipos de câncer e, mesmo assim, muitas pessoas ainda não discutem o assunto e têm medo de encarar as doenças psicológicas que, muitas vezes, levam à morte. Nos últimos anos, a taxa de suicídio no estado de São Paulo cresceu 30% e os homens são as maiores vítimas.
A vergonha, o desconhecimento e o desinteresse das vítimas e de seus familiares e amigos em tratar o problema são catalisadores que precisam ser combatidos. Essa é uma das metas do “Setembro Amarelo”, campanha de prevenção de suicídio que chegou no Brasil em 2014.
