IMUNIZAÇÃO

Vacinação contra a raiva tem grande adesão no município

Vacinação contra a raiva tem grande adesão no município

Animais que ainda não foram imunizados devem ser levados até o próximo dia 10 de outubro no CCZ

Animais que ainda não foram imunizados devem ser levados até o próximo dia 10 de outubro no CCZ

Publicada há 8 anos

SECOM 


A campanha de vacinação contra a raiva animal, realizada em 19 pontos de Fernandópolis no último final de semana, sábado e domingo, superou expectativas da equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Segundo o veterinário responsável pela ação, MilenoTonissi,um grande número de animais, entre cães e gatos, foi vacinado.


Quem não levou seu animalzinho de estimação para ser imunizado nos dias de campanha poderá lavá-lo no Centro de Zoonoses, que fará a vacinação gratuita até o dia 10 de outubro das 8h às 12h e das 14hàs 16h.


“Tivemos um número de vacinação bem expressivo, isso se deve à divulgação da campanha e à preocupação dos moradores em manter a saúde do animal. Quem, por algum motivo, não compareceu aos postos de vacinação terá uma nova oportunidade de levar os animais no CCZ. É de grande importância que todos os cachorros e gatos sejam imunizados”, comentou Mileno.


A vacina deve ser aplicada anualmente em todos os animais acima de três meses, incluindo fêmeas que estão amamentando, grávidas ou no cio. A ação é importante para manter o controle da raiva no município, que não registra casos da doença.

No próximo sábado, 30, a equipe de saúde estará em Brasitânia, das 08h às 16h, para vacinar todos os animais do distrito contra a doença.


A RAIVA

A doença fatal é causada por um vírus e acomete mamíferos, como cães, gatos, bois, cavalos, porcos, morcegos e também o homem. Ela é transmitida principalmente pela mordedura e também por arranhões, unhadas ou lambidas de animais doentes.


Segundo o veterinário, quando uma pessoa é agredida por um animal, é importante lavar bem a ferida com bastante água e sabão e procurar imediatamente uma unidade de saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação ao Centro de Controle de Zoonoses.


ZONA RURAL

A zona rural também será contemplada com a campanha de vacinação contra a raiva animal. A ação deverá acontecer no decorrer da próxima semana.




Muitos animais foram imunizados nos dois dias de campanha na cidade 





últimas